CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Trump 'tira corpo fora' durante pandemia, diz governador de Nova York

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, atacou duramente a resposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à crise do coronavírus, acusando-o de "tirar o corpo fora" diante dos estados e de favorecer os grandes negócios em detrimento das comunidades mais atingidas

Andrew Cuomo, governador de Nova York (Foto: Shannon Stapleton / Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disparou uma série de críticas a Donald Trump após uma pergunta de um repórter sobre comentários em que o presidente insinuou que Nova York pediu uma ajuda excessiva, que jamais foi totalmente utilizada.

O governador disse que "talvez (o presidente) devesse se levantar e ir trabalhar" ao invés de assistir televisão, e o acusou de privilegiar a indústria aérea e outros parceiros de negócios em um pacote de socorro financeiro recente que ele afirmou ter deixado pouco para os Estados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cuomo disse que não tardou em elogiar o presidente quando seu Estado necessitava urgentemente de leitos hospitalares e ventiladores e que seus pedidos de ajuda para tais itens foram motivados pelas próprias projeções dramáticas da Casa Branca sobre o vírus.

"Construímos mais leitos do que precisávamos", disse Cuomo mencionando projeções federais iniciais sobre o impacto do vírus que previram que até 2,2 milhões de pessoas poderiam morrer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nosso único erro foi acreditar em seus números e suas projeções".

Cuomo, cujo Estado está no epicentro do surto dos Estados Unidos, respondendo por quase metade das mortes do país, disse que o presidente se recusou diversas vezes a ajudar os Estados a acelerar os exames porque era "muito complicado".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele disse precisar de financiamento federal para acelerar a realização de exames e para compensar um déficit orçamentário de 10-15 bilhões de dólares que está prejudicando a capacidade do Estado de custear tais esforços por conta própria. Ele criticou os pacotes de socorro aprovados pelo Congresso até o momento devido à ausência de fundos para Estados duramente atingidos como Nova York.

Ele falou um dia depois de o governo Trump delinear planos para uma reabertura gradual, começando com os Estados menos afetados pelo vírus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Tudo bem, cabe aos Estados, mas então não peçam aos Estados, não lhes deem esta empreitada gigantesca que nunca foi feita antes e depois não lhes deem nenhum recurso para fazê-lo".

Ele disse que nesta sexta-feira um total de 17.316 pessoas estavam hospitalizadas em Nova York por causa da covid-19, número inferior às 17.735 de um dia antes e o menor desde 5 de abril. As intubações e internações em unidades de tratamento intensivo também recuaram, informa a Reuters.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO