Trump veta fim de participação na guerra dos sauditas contra o Iêmen

Como era esperado, Donald Trump vetou nesta terça-feira (16) a resolução aprovada pelo Congresso norte-americano que determinava o fim de qualquer apoio à coalizão saudita na guerra do Iêmen, contrariando pela segunda vez em dois meses uma decisão parlamentar

Trump veta fim de participação na guerra dos sauditas contra o Iêmen
Trump veta fim de participação na guerra dos sauditas contra o Iêmen

AFP - Como era esperado, Donald Trump vetou nesta terça-feira (16) a resolução aprovada pelo Congresso norte-americano que determinava o fim de qualquer apoio à coalizão saudita na guerra do Iêmen, contrariando pela segunda vez em dois meses uma decisão parlamentar.

"Esta resolução é uma tentativa desnecessária e perigosa de enfraquecer meus poderes constitucionais, colocando em risco as vidas dos cidadãos americanos", disse Trump para justificar o veto.

A Câmara de Representantes havia aprovado a medida, no início do mês, por 247 votos contra 175, determinando ao presidente "retirar as forças armadas das hostilidades que afetam a República do Iêmen" no prazo de 30 dias.

Foi a primeira vez nos últimos 45 anos que o Congresso utilizou uma lei de 1973 que invoca a Resolução de Poderes de Guerra, destinada a limitar os poderes do presidente.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247