Turquia quer reavaliar acordo sobre refugiados com a União Europeia

Em troca de aceitar o retorno de alguns refugiados da União Europeia para a Turquia, os cidadãos turcos devem ter o direito de viajar sem visto na Europa, exigiu o ministro turco dos Assuntos Europeus, Omer Celik, em entrevista à agência turca Anadolu

Turquia
Turquia (Foto: Giuliana Miranda)

Da Sputnik Brasil

Em troca de aceitar o retorno de alguns refugiados da União Europeia para a Turquia, os cidadãos turcos devem ter o direito de viajar sem visto na Europa, exigiu o ministro turco dos Assuntos Europeus, Omer Celik, em entrevista à agência turca Anadolu.

Segundo afirmou o ministro, Ancara deveria reavaliar o acordo assinado com a UE há 12 meses, o qual teria ajudado a reduzir drasticamente os fluxos migratórios para o Velho Continente.

Celik disse ainda que as viagens perigosas por mar a partir da Turquia ainda devem ser evitadas, mas que “a questão do trânsito por terra deve ser reconsiderada".

Além disso, ele reiterou a posição oficial de Ancara de que, em troca de aceitar o retorno ao território turco de alguns requerentes de asilo que estão na UE, os cidadãos turcos devem ter o direito de viajar sem visto para a Europa, bem como de receber verbas em euros para outros tipos de assistência.

Conheça a TV 247

Mais de Mundo

Ao vivo na TV 247 Youtube 247