Ucrânia já tem novo presidente. Povo celebra

O porta-voz do parlamento ucraniano, o confidente mais próximo da oposicionista liberta Yulia Tymoshenko, foi designado temporariamente como presidente do país neste domingo, seguindo a saída de Viktor Yanukovich; multidão celebra nas ruas

O porta-voz do parlamento ucraniano, o confidente mais próximo da oposicionista liberta Yulia Tymoshenko, foi designado temporariamente como presidente do país neste domingo, seguindo a saída de Viktor Yanukovich; multidão celebra nas ruas
O porta-voz do parlamento ucraniano, o confidente mais próximo da oposicionista liberta Yulia Tymoshenko, foi designado temporariamente como presidente do país neste domingo, seguindo a saída de Viktor Yanukovich; multidão celebra nas ruas (Foto: Leonardo Attuch)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

KIEV, 23 Fev (Reuters) - O porta-voz do parlamento ucraniano, o confidente mais próximo da oposicionista liberta Yulia Tymoshenko, foi designado temporariamente como presidente do país neste domingo, seguindo a saída de Viktor Yanukovich.

Yanukovich abandonou a capital no sábado, dirigindo-se ao leste onde denunciou o que chamou de "golpe de Estado".

Uma votação no parlamento neste domingo deu a Oleksander Turchinov, eleito porta-voz no sábado, os deveres como presidente.

Uma eleição presidencial foi marcada para 25 de maio.

Turchinov, de 49 anos, vem da mesma cidade que Yulia Tymoshenko, Dnipropetrovsk, no sudeste da Ucrânia, e é vice-líder do seu partido Pátria.

Ele atuou como chefe do serviço de segurança do Estado da Ucrânia, após a Revolução Laranja de 2004-05, que foi co-liderada por Tymoshenko.

Yulia Tymoshenko foi libertada no sábado em um dia de muito drama e intriga que revirou a política no antigo membro da União Soviética.

A ex-magnata do gás de 53 anos foi sentenciada em 2011 a sete anos de prisão por um acordo de gás que assinou com a Rússia como primeira-ministra da Ucrânia. A sua libertação define uma possível candidatura à presidência.

(Por Natalia Zinets)

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email