CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

Velório de Mandela tem superlotação no último dia

Dezenas de milhares de admiradores lotaram nesta sexta-feira um complexo governamental em Pretória para se despedir de Nelson Mandela; às 7h30 (3h30 em Brasília), 50 mil pessoas esperavam o transporte nos estacionamentos; é possível que nem todas consigam ver o corpo do líder da luta contra o apartheid

Dezenas de milhares de admiradores lotaram nesta sexta-feira um complexo governamental em Pretória para se despedir de Nelson Mandela; às 7h30 (3h30 em Brasília), 50 mil pessoas esperavam o transporte nos estacionamentos; é possível que nem todas consigam ver o corpo do líder da luta contra o apartheid (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Peroshni Govender

PRETÓRIA, 13 Dez (Reuters) - Dezenas de milhares de admiradores lotaram nesta sexta-feira um complexo governamental em Pretória para se despedir de Nelson Mandela, no último dia do velório do herói da luta contra o apartheid.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tamanha era a aglomeração no edifício Union Buildings que o governo precisou pedir a outros interessados em ver o corpo de Mandela que se afastassem da área de estacionamento e embarque montada para levar o público até o velório.

"Não podemos garantir que todas as pessoas que estão no momento nas filas nos vários centros terão acesso ao Union Buildings", disse o governo em nota. Às 7h30 (3h30 em Brasília), 50 mil pessoas esperavam o transporte nos estacionamentos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As filas se alongavam por quilômetros a partir do complexo governamental, no alto de um morro, chegando ao centro da cidade.

O corpo do primeiro presidente negro da África do Sul está sendo velado pelo terceiro e último dia antes de ser levado no sábado, por via aérea, até Qunu, aldeia onde ele foi criado, na província do Cabo Oriental. O enterro será no domingo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mandela morreu na quinta-feira da semana passada, aos 95 anos.

"Não me importo de esperar, hoje é o último dia e preciso lhe dizer obrigado. Sou quem eu sou e estou onde estou por causa desse homem", disse Elise Nkuna, moradora de Johanesburgo, que contou ter tirado dois dias de folga para ver Mandela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Passando diante do caixão, onde alguns se curvavam em sinal de reverência, era possível ver o corpo de Mandela em uma camisa de batique verde e dourada, um estilo que ele usava bastante e que ficou associado a Mandela. Seu rosto estava visível.

Na sexta-feira, Mandla, neto de Mandela, estava sentado ao lado do caixão, cumprimentando os passantes com sorrisos. Por causa do calor, capelães militares e médicos distribuíam garrafas de água e lenços umedecidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O público do velório superou de longe o dos dois dias anteriores. Cerca de 21 mil pessoas homenagearam Mandela na quarta-feira, e 39 mil na quinta-feira, segundo as autoridades.

Para ver o corpo na sexta-feira, algumas pessoas entraram na fila na véspera.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Estamos com fome e com sede, e não temos dinheiro para comida. A ideia de que eu preciso estar aqui para prestar a homenagem me mantém", disse Leena Mazubiko, que veio a Pretória da província de Mpumalanga, no leste.

Antes do velório, Mandela já havia sido homenageado na terça-feira com uma cerimônia no estádio Soccer City, em Johanesburgo, com a presença de dezenas de chefes de Estado e governo.

Em comparação com aquele evento, o funeral de domingo será um evento mais restrito, com foco na família, mas algumas personalidades como o príncipe Charles, da Grã-Bretanha, e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton estarão presentes. A cerimônia combinará a pompa militar com rituais tradicionais da etnia xhosa.

(Reportagem adicional de Olivia Kumwenda-Mtambo)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO