Venezuela elogia trabalho da OPEP por estabilidade do mercado de petróleo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou neste sábado (14), o trabalho da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) na estabilidade dos preços e da produção de petróleo

Opep
Opep (Foto: Sputinik)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Prensa Latina - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou neste sábado (14), o trabalho da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) na estabilidade dos preços e da produção de petróleo.  

O chefe de Estado venezuelano comemorou o 59º aniversário da OPEP. "Da Venezuela, unimos forças para a construção de uma nova geopolítica energética, a favor do desenvolvimento econômico dos povos", afirmou.   

Fundada em Bagdá, Iraque, em 1960, a OPEP reúne os principais países produtores de petróleo e atualmente é composta por 14 membros, incluindo Venezuela, Iraque, Arábia Saudita, Irã e Kuwait, que também são fundadores.  

No contexto da XVI reunião do Comitê Ministerial de Monitoramento Conjunto (JMMC) e da Declaração da OPEP sobre o ajuste voluntário da produção de petróleo, realizada na última quinta-feira em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, foram reforçados os compromissos da declaração de ajuste assinada em 2016.  

Segundo o texto, a Venezuela manterá os acordos e compromissos adotados na época.  Especialistas dizem que esses acordos contribuíram para a estabilização do mercado internacional de hidrocarbonetos, quando a reunião anterior do JMMC, realizada em Viena em julho passado, avaliou o relatório mensal do Comitê Técnico Conjunto, referente às perspectivas comerciais para este ano.  

Dois dias após a reunião da OPEP em Abu Dhabi, a organização reduziu sua previsão de crescimento da demanda global de petróleo em 2019 e 2020, devido à desaceleração econômica global e à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.  

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email