Xi Jinping confirma presença no Brasil para cúpula do Brics

O ​​presidente da China, Xi Jinping, participará na próxima semana da cúpula do grupo Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), a ser realizada no Brasil, confirmou nesta quinta-feira (7) o Ministério das Relações Exteriores da China

Xi JInping
Xi JInping (Foto: Xinhua)

Prensa Latina - Segundo comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores de Pequim, o presidente da China, Xi Jinping, comparecerá à reunião de cúpula do Brics programada para os próximos 13 e 14 de novembro em Brasília. 

Além do presidente chinês, irão ao Brasil na mesma ocasião os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa, bem como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, todos com presença confirmada.  

De acordo com o programa oficial, em 13 de novembro os líderes participarão do encerramento de um fórum de negócios e, no dia 14, terão duas sessões plenárias de alto nível, após as quais será assinada uma declaração conjunta.  

O encontro, segundo fontes oficiais, será focado na cooperação. Por outro lado, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos dos países que compõem o fórum dos Brics anunciaram que se reunirão nos dias 11 e 12 de novembro também na capital brasileira para o chamado Brics dos Povos.  

Nesse fórum paralelo, pesquisadores e ativistas dos cinco países membros do Brics discutirão questões como imperialismo, crise econômica e política, solidariedade internacional e integração dos povos.

Ao vivo na TV 247 Youtube 247