Xi Jinping discursa por videoconferência na 7ª Cúpula da Celac

O líder máximo da China observou que os países da América Latina e Caribe são membros importantes do mundo em desenvolvimento

www.brasil247.com - Xi Jinping discursa na Celac por videoconferência
Xi Jinping discursa na Celac por videoconferência (Foto: Xinhua)


247 - A sétima Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) foi realizada na terça-feira (24) em Buenos Aires, capital da Argentina. A convite do presidente Alberto Fernandez, da Argentina, presidente rotativo da Celac, o presidente chinês Xi Jinping fez um discurso em vídeo na cúpula, informa a Xinhua.

O Presidente Xi observou que os países da América Latina e Caribe são membros importantes do mundo em desenvolvimento. Eles também participam ativamente da governança global e fazem importantes contribuições para ela. A Celac tornou-se uma força motriz indispensável por trás da cooperação Sul-Sul global. A Celac tem desempenhado um papel importante na salvaguarda da paz regional, na promoção do desenvolvimento comum e no avanço da integração regional.

Xi enfatizou que a China sempre apoia o processo de integração regional da América Latina e do Caribe.

"Valorizamos muito nossas relações com a Celac e consideramos a Celac nossa principal parceira para aumentar a solidariedade entre os países em desenvolvimento e promover a cooperação Sul-Sul. É por isso que a China tem trabalhado com os países da América Latina e Caribe para fortalecer constantemente o Fórum China-Celac e a relação China-Países da América Latina e Caribe entrará em uma nova era caracterizada pela igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e benefícios para o povo", afirmou.

Xi disse que cada vez mais países da região se engajaram em uma cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota com a China, apoiaram e participaram da Iniciativa de Desenvolvimento Global e da Iniciativa de Segurança Global e estão trabalhando com a China na construção de uma comunidade China-América Latina e Caribe com um futuro compartilhado.

Ele enfatizou que o mundo está em um novo período de turbulência e transformação. "Só podemos enfrentar os desafios e superar este momento difícil por meio de maior solidariedade e cooperação mais estreita", disse ele.

Ele acrescentou que a China está pronta para continuar trabalhando com os países da América Latina e Caribe para ajudar uns aos outros e progredir juntos, e defender "paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade" - os valores comuns da humanidade.

A China está pronta para se unir aos países da América Latina e Caribe para promover a paz e o desenvolvimento mundial, construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e abrir um futuro ainda mais brilhante para o mundo, disse Xi.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247