Xi Jinping prestigia Coreia do Norte e recebe seu chanceler

O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu em Pequim na última sexta-feira (7) com o ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coréia (RPDC) e pediu mais esforços para avançar no desenvolvimento das relações bilaterais a longo prazo; a China manifestou o desejo de que a Coreia do Norte e os EUA encontrem uma solução política para as divergências que mantêm um com o outro e manifestou votos de que se alcance a paz na Península Coreana

Xi Jinping prestigia Coreia do Norte e recebe seu chanceler
Xi Jinping prestigia Coreia do Norte e recebe seu chanceler

247, com Xinhua - O presidente chinês, Xi Jinping, se reuniu em Pequim na última sexta-feira (7) com o ministro das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coréia (RPDC) e pediu mais esforços para avançar no desenvolvimento das relações bilaterais a longo prazo.

Xi pediu que Ri transmitisse suas cordiais saudações a Kim Jong Un, presidente do Partido do Trabalho da Coréia (PTC) e líder máximo da RPDC.

Xi afirmou que durante as três visitas de Kim à China este ano, os dois líderes tiveram uma profunda troca de opiniões sobre questões importantes, incluindo o aprofundamento da cooperação amistosa China-RPDC, bem como a promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento regionais.

"Estou feliz por testemunhar a implementação efetiva do importante consenso alcançado pelos dois lados", acrescentou Xi.

No próximo ano comemora-se o 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a RPDC. "O Partido Comunista da China (PCC) e o governo chinês valorizam muito as relações China-RPDC, e este é um princípio que a China mantém sem reservas", disse Xi.

"Atualmente, as relações entre os dois países deram início a um novo capítulo", disse ele.

Falando sobre as atividades comemorativas do 70º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, o presidente chinês convocou os dois lados a aproveitar a ocasião para promover o desenvolvimento de longo prazo, saudável e estável das relações bilaterais.

A China apoia o povo da Coréia do Norte na caminhada para o desenvolvimento adequado às suas condições nacionais sob a liderança de Kim, e espera que a Coréia do Norte tenha um futuro promissor em todos os seus esforços, disse Xi Jinping.

Xi assinalou que, desde o início do ano, a situação na Península Coreana sofreu mudanças positivas, principalmente na busca de soluções políticas.

Ele expressou a esperança de que a RPDC e os Estados Unidos acomodem as preocupações legítimas de ambos, de modo a assegurar um progresso contínuo e positivo nas conversações de paz sobre a questão da península.

"A China, como sempre, apoiará a melhoria das relações intercoreanas e facilitará a reconciliação e a cooperação entre os dois lados", disse Xi.

De sua parte, Ri transmitiu as cordiais saudações de Kim e os melhores votos ao presidente chinês.

Uma série de importantes consensos alcançados entre os líderes dos dois países durante as visitas de Kim à China este ano serve como orientação para elevar as relações amistosas tradicionais a um novo nível, disse Ri.

Ri disse que a Coréia do Norte está disposta a trabalhar com a China para realizar bem as atividades comemorativas do 70º aniversário das relações diplomáticas RPDC-China no próximo ano, consolidar a tradicional amizade com a China e reforçar a cooperação bilateral.

Ele também disse que a Coréia do Norte está comprometida com a desnuclearização na Península e está pronta para manter uma estreita comunicação e coordenação com a China sobre a paz e estabilidade na Península Coreana e na região como um todo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247