5 coisas que não conhecia sobre drones

Drones (ou UAVs) são veículos aéreos que não necessitam de ser controlados por humanos, isto é, ao contrário de aviões, estes eletrônicos não tem um piloto, mas são sim telecomandados. Os drones têm sido a estrela de ascensão dos eletrônicos para o consumidor, e se você já não é dono de um, certamente conhece alguém que o é. Estes aparelhos têm sido também procurados em diferentes indústrias, tais como vigilância, agricultura, vendas e serviços de construção

Drones (ou UAVs) são veículos aéreos que não necessitam de ser controlados por humanos, isto é, ao contrário de aviões, estes eletrônicos não tem um piloto, mas são sim telecomandados. Os drones têm sido a estrela de ascensão dos eletrônicos para o consumidor, e se você já não é dono de um, certamente conhece alguém que o é. Estes aparelhos têm sido também procurados em diferentes indústrias, tais como vigilância, agricultura, vendas e serviços de construção
Drones (ou UAVs) são veículos aéreos que não necessitam de ser controlados por humanos, isto é, ao contrário de aviões, estes eletrônicos não tem um piloto, mas são sim telecomandados. Os drones têm sido a estrela de ascensão dos eletrônicos para o consumidor, e se você já não é dono de um, certamente conhece alguém que o é. Estes aparelhos têm sido também procurados em diferentes indústrias, tais como vigilância, agricultura, vendas e serviços de construção (Foto: Leonardo Attuch)

Drones (ou UAVs) são veículos aéreos que não necessitam de ser controlados por humanos, isto é, ao contrário de aviões, estes eletrônicos não tem um piloto, mas são sim telecomandados. Os drones têm sido a estrela de ascensão dos eletrônicos para o consumidor, e se você já não é dono de um, certamente conhece alguém que o é. Estes aparelhos têm sido também procurados em diferentes indústrias, tais como vigilância, agricultura, vendas e serviços de construção. Grandes multinacionais como a Amazon, já têm incorporado pequenos serviços de entrega utilizando os UAVs, através da Amazon Prime Air. A expetativa para o futuro é que os drones possam entregar qualquer tipo de objeto de porte pequeno a médio com a maior das facilidades. No entanto, há muito mais para esses UAVs, e aqui deixamos outras 5 coisas que você não sabia sobre os drones.

1. Mapas a 3D
Uma das maiores utilizações dos drones para os consumidores é através da possibilidade de tirar fotografias nítidas de vistas aéreas. Se juntar programas de CAD e uma impressora 3D, pode tornar estas fotografias em mapas em formato 3D. Esta possibilidade traz grandes usos para indústria, especialmente no que toca ao planeamento de construção de fábricas, hospitais e outros locais de construção.

2. Controlar o clima
Se alguma vez viu o filme Twister dos anos 90, consegue compreender que obter dados e informação sobre tornados pode ser uma tarefa arriscada. Enviar drones para estas temíveis tempestades previne ter que colocar a vida de cientistas e investigadores em risco. O projeto da NASA designado por Hurricane and Severe Storm Sentinel (HS3) permite analisar e compreender melhor a formação de furacões e tornados ao enviar drones otimizados para a tempestade. Ao acumular informação sobre temperatura, pressão, umidade e outros fatores meteorológicos, drones podem ajudar a prever o clima mais facilmente.

3. Alívio humanitário
Drones têm sido utilizados para transportar outros recursos para além das nossas comprinhas. Empresas como a Zipline, utilizam estes eletrônicos para transportar sangue, pois locais como Rwanda, no Kabgayi District Hospital, pode demorar até 3 a 4 horas para poderem receber as transfusões sanguíneas, o que pode pôr em risco dezenas de pacientes. No entanto, os drones da Zipline podem fazer este trajeto em apenas 15 minutos, o que já tem levado a empresa a procurar novos planos para fazer o trajeto entre 21 estabelecimentos. Este é um exemplo que dado credibilidade aos drones como meios de transporte para suprimentos médicos.

4. Jornalismo
Nonny de la Pena é responsável pelo começo de jornalismo virtual, o que permite transportar a audiência para um local específico de modo a poderem observar como os acontecimentos se desenrolam. Tal revolucionou o jornalismo, permitindo que este se tornasse muito mais ativo e imersivo, ao substituir espectadores por participantes. A habilidade de capturar um cenário completo encoraja transparência no jornalismo. Um drone equipado com uma câmera pode capturar horizontes e oferecer uma visão completa de um evento. As fotos e vídeos podem depois ser transmitidas para os jornalistas e passadas em televisão em tempo real. Isto é uma aplicação que de momento está a ser desenvolvida da University of Nebraska-Lincoln.

5. Aplicações legais
Se drones são capazes de capturar horizontes, eles também podem ser usados para acompanhar determinados indivíduos. Mesmo com recurso a câmaras de vigilância, pode ser difícil por vezes encontrar criminosos. A resolução de uma imagem, e os ângulos mortos de uma câmera podem dificultar um caso em tribunal. Pode soar um pouco controlador, mas se fosse possível acompanhar o movimento da população, seria muito mais fácil localizar os indivíduos que quebram a lei. Só tem que imaginar estes drones como câmeras de vigilância voadoras.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247