Fiat Lux. Trazendo luz ao mundo de todos nós

Na noite de 8 de dezembro, em Roma, um mega show multimídia, cheio de som, música, luzes, fotos e vídeos, foi projetado na fachada e na cúpula da Basílica Vaticana de São Pedro. O espetáculo teve de ser repetido duas vezes, tamanha foi a comoção e entusiasmo que despertou. Veja aqui galeria de fotos e o vídeo completo do Fiat Lux

Na noite de 8 de dezembro, em Roma, um mega show multimídia, cheio de som, música, luzes, fotos e vídeos, foi projetado na fachada e na cúpula da Basílica Vaticana de São Pedro. O espetáculo teve de ser repetido duas vezes, tamanha foi a comoção e entusiasmo que despertou. Veja aqui galeria de fotos e o vídeo completo do Fiat Lux
Na noite de 8 de dezembro, em Roma, um mega show multimídia, cheio de som, música, luzes, fotos e vídeos, foi projetado na fachada e na cúpula da Basílica Vaticana de São Pedro. O espetáculo teve de ser repetido duas vezes, tamanha foi a comoção e entusiasmo que despertou. Veja aqui galeria de fotos e o vídeo completo do Fiat Lux (Foto: Luis Pellegrini)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

 

 

Por: Luis Pellegrini

Música: "Journey of the Heavens" por Ana Marie

 

Fiat Lux – Trazendo luz ao mundo de todos nós, foi projetado na fachada e na cúpula da Basílica Vaticana de São Pedro, em Roma, na noite de 8 de dezembro, data da abertura do Ano Santo da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco. O espetáculo, com pouco mais de uma hora de duração, teve de ser repetido duas vezes. A cada hora, novas levas de milhares de fieis chegavam à Praça São Pedro para compartilhar com emoção e entusiasmo o show.

Inteiramente ligado ao mundo natural e a questões de ecologia e sustentabilidade, as imagens utilizadas no show foram produzidas por alguns dos maiores fotógrafos e cinegrafistas do mundo. Música gênero New Age e uma miríade de sons da natureza e vozes de animais fazem pano de fundo às imagens, formando um conjunto notável tanto do ponto de vista estético quanto de tecnologias de ponta.

 

 

Preservação da vida no planeta Terra

Realizado no momento em que a COP 21 – a Conferência Mundial do Clima, em Paris – concluía os seus trabalhos, Fiat Lux destacou a beleza da criação natural e a necessidade urgente de protegê-la. Significou também um link direto com a carta encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco, voltada à preservação da vida no planeta Terra.

Fiat Lux, como o próprio Ano Santo da Misericórdia que deverá durar até dezembro de 2016, constitui mais um importante tento dentro da série de gols que Papa Francisco vem marcando na sua difícil partida para impor a renovação da Igreja frente às forças reacionárias que, dentro da própria instituição católica, tentam impedir qualquer atualização renovadora. Nesse contexto, embora a imensa maioria dos que o assistiram tenha aplaudido Fiat Lux e entendido a sua mensagem, também não faltaram aqueles que criticaram o show por julgá-lo inadequado.

 

 

Causou consternação em alguns, por exemplo, o simples fato de que a fachada e a cúpula da Basílica Vaticana, um dos lugares mais sagrados e emblemáticos do cristianismo tenham sido usados como pano de fundo para questões como as alterações climáticas… Tais críticos certamente se esquecem de que, para a fé cristã, a própria Terra e todas as criaturas que a habitam é o mais sagrado de todos os templos… Criticou-se também o fato de o evento ter sido copatrocinado pelo Banco Mundial, instituição conhecida por seu trabalho a favor da legalização do aborto e da contracepção. Por ultimo, a profusão, em Fiat Lux, de imagens de templos e de fiéis de outras religiões, também foi objeto de censuras por parte de católicos “puristas”.

 

 

Espiritualidade menos religiosa e mais universal

De fato, como se poderá ver no vídeo completo que oferecemos logo abaixo aos nossos leitores, em Fiat Lux não aparecem imagens distintas ou símbolos da fé católica, à exceção de uma pomba branca, possivelmente representando o Espírito Santo ou, mais provavelmente, o símbolo da paz secular. Por outro lado, uma mulher de burca foi mostrada, bem como vários monges budistas e de representantes de religiões animistas e xamânicas. Mas isso provavelmente não é escolha gratuita. Francisco não perde oportunidade para afirmar e disseminar suas convicções ecumênicas e fraternais em relação a uma espiritualidade menos religiosa e mais universal. Ele é, sem dúvida, o Papa mais adequado ao atual momento histórico.

Abaixo, apresentamos uma galeria de imagens de Fiat Lux e da própria Praça de São Pedro. Em seguida, apresentamos o vídeo integral do show, produzido pela Rádio e Televisão Vaticana.

 

Galeria de imagens do espetáculo Fiat Lux:




 

 

Vídeo completo do show:

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email