Ações sociais sustentam aprovação de Dilma

Segundo pesquisa Datafolha, o Bolsa Família e medidas econômicas de caráter popular como a redução na conta de luz ajudam a alavancar a popularidade da gestão da petista; baseado na opinião dos entrevistados, se a disputa eleitoral fosse hoje, a presidente "dos pobres" venceria seus adversários no primeiro turno, com 58% dos votos no cenário mais provável

Ações sociais sustentam aprovação de Dilma
Ações sociais sustentam aprovação de Dilma (Foto: Roberto Stuckert Filho)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O recorde de aprovação do governo de Dilma Rousseff pode ser explicado por suas ações no plano social. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Datafolha, entre 20 e 21/3 com 2.653 pessoas em 166 municípios brasileiros.

Dos 65% que consideram a gestão da petista "ótima" ou "boa", 27% apontam como justificativa os programas sociais. Desses, 19% mencionam o Bolsa Família, seja por sua continuidade após o governo Lula (2003-2010), seja pela expansão do programa na gestão Dilma. O indice sobe para 32% no Nordeste, onde o Bolsa Família é lembrado por 23% dos entrevistados. Em segundo lugar, vem o Minha Casa, Minha Vida.

Já o desempenho da economia é citado por 25% dos entrevistados para elogiar a gestão da presidente.

Dos entrevistados, 15% dizem que defendem o governo porque Dilma se preocupa com os pobres, 12% por causa do desempenho na educação e 8% consideram que gestão é boa em razão da atuação na área da saúde.

A relação da presidente com o PT e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é apontada por 12% dos entrevistados como positiva para seu bom desempenho.

Se a disputa eleitoral fosse hoje, ela venceria seus adversários no primeiro turno, com 58% dos votos no cenário mais provável, contra a ex-senadora Marina Silva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email