Aécio e Eduardo: sem apoio no segundo turno

Bastidores do encontro foram obtidos pelo jornalista Gerson Camarotti; "Num cenário eventual em que o tucano e o socialista estivessem no segundo turno, um dos presentes perguntou como seria a disputa. “Você que é mineiro, Aécio, fica com a Dilma. E eu fico com o Lula que é pernambucano”, brincou Campos. “Aí, eu fico no prejuízo”, respondeu Aécio", relatou o jornallista

BRASÍLIA, DF, 13.03.2013: GOVERNADORES/PACTO FEDERATIVO -  Eduardo Campos e Aecio Neves -  Reunião do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, com os líderes partidários das duas Casas e
BRASÍLIA, DF, 13.03.2013: GOVERNADORES/PACTO FEDERATIVO - Eduardo Campos e Aecio Neves - Reunião do presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, com os líderes partidários das duas Casas e (Foto: Leonardo Attuch)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O jornalista Gerson Camarotti, colunista de política da Globo, traz um relato interessante do encontro de ontem entre Aécio Neves e Eduardo Campos no Recife. No ponto mais importante, ele afirma que ambos não selaram um pacto de apoio recíproco no segundo turno. Leia abaixo:

Os bastidores do encontro entre Aécio Neves e Eduardo Campos

Pacto de convivência

Relato obtido pelo Blog da conversa de três horas entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), na casa do governador de Pernambuco, indica que os dois fecharam um pacto de convivência para a eleição desse ano. De forma pragmática, eles constataram que, neste momento, um depende do outro para garantir o segundo turno. E que, portanto, seria um erro qualquer movimento para tentar destruir qualquer um dos dois. “Um precisa deixar que o outro respire”, resumiu um dos participantes do almoço, no bairro de Apipucos.

O alerta com o “Volta, Lula”

Os dois também demonstraram preocupação com eventuais mudanças no quadro eleitoral. Convergiram que é preciso “que o atual momento de Dilma nas pesquisas seja mantido para evitar o fortalecimento do movimento dentro do PT pelo ‘Volta, Lula’”, numa referência à possibilidade do ex-presidente entrar na disputa pelo Palácio do Planalto no lugar de Dilma. Eles chegaram a analisar o cenário com a substituição de Dilma por Lula. “Mas isso seria uma constatação de que houve um fracasso do projeto do PT”, observou um dos interlocutores.

Momento de descontração

Logo em seguida, houve um momento de descontração entre os dois presidenciáveis. Num cenário eventual em que o tucano e o socialista estivessem no segundo turno, um dos presentes perguntou como seria a disputa. “Você que é mineiro, Aécio, fica com a Dilma. E eu fico com o Lula que é pernambucano”, brincou Campos. “Aí, eu fico no prejuízo”, respondeu Aécio.

Palanques regionais

Outro momento importante do encontro, foi a análise detalhada dos palanques regionais. Além de Minas Gerais e Pernambuco, onde os dois já acertaram um palanque único, Aécio e Eduardo analisaram a situação em 12 estados, inclusive em casos em que podem apoiar um terceiro nome, como o palanque da senadora Ana Amélia (PP), na disputa do Rio Grande do Sul.

Crise energética e economia

Também foi feita uma análise detalhada dos principais temas nacionais que serão debatidos na campanha. A avaliação conjunta é que a crise energética deve ocupar a pauta da eleição. E que o atual cenário da economia com pressão inflacionária, que gera preocupação do mercado financeiro internacional, também será tema dos debates.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email