CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Alckmin dá Saúde a Serra, que quer presidir PSDB

Geraldo volta a chamar ex-governador para ser seu secretário de Saúde; mais que uma retribuição a convite recebido em 2009, gesto de Alckmin, adiantado três semanas atrás por 247 (acima) e que está hoje na coluna de Ancelmo Gois, em O Globo, visa fazer do tucano candidato a senador em 2014 e fortalecer reeleição no Palácio dos Bandeirantes; pista nacional ficaria livre para Aécio Neves concorrer à Presidência; só um probleminha: Serra quer mesmo é ser presidente do PSDB e ainda não disse sim

Alckmin dá Saúde a Serra, que quer presidir PSDB
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ex-governador José Serra está cada vez mais perto de encerrar seu período de ócio político, iniciado com a derrota para Fernando Haddad na eleição para prefeito de São Paulo, e retomar sua carreira. Agora como secretário estadual da Saúde. No dia 21 de dezembro, 247 adiantou que o governador Geraldo Alckmin já havia comunicado a Serra sua intenção de convidá-lo para o posto no primeiro escalão de seu governo. Nesta segunda-feira 7, o colunista Ancelmo Gois, de O Globo, dá conta de nova investida do governador no mesmo sentido.

Incluido no contexto de uma reforma no secretariado de Alckmin, Serra entraria para o governo paulista como forma de pavimentar sua própria candidatura a senador pelo PSDB em 2014. Ele concorreria em apoio à tentativa de Alckmin buscar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. O campo nacional, assim, ficaria livre para a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República. O ex-presidente Fernando Henrique é o maior guru desta empreitada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há, porém, um problema – normal, quando se trata de José Serra envolvido em alguma articulação. Em reuniões preliminares, nas quais contou a coreligionários seus planos, que incluem, ainda, o resgate para o secretariado do ex-governador Alberto Goldman e do presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, Alckmin ouviu o que não queria. No período de final de ano, quando Serra estava ainda em Nova York, em férias, um de seus interlocutores no PSDB disse a Alckmin que a intenção maior de chefe ainda é a de presidir nacionalmente o PSDB.

Essa alternativa, porém, não é aceita pelo grupo do senador Aécio. O mineiro acredita que, na posição de mando na máquina partidária, Serra não trabalharia pela candidatura em gestação, mas apenas para ele próprio voltar a ter chances de ser candidato a presidente. Alckmin, como bombeiro, insiste agora para que Serra abra espaço e aceite fazer um recuo estratégico dentro de São Paulo, onde aguardaria, no vistoso cargo de secretário da Saúde, uma eventual mudança de conjuntura política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao convidar Serra, Alckmin retribui convite que ele próprio recebeu de Serra em 2009. Derrotado na eleição para prefeito de São Paulo no ano anterior, Alckmin foi para o primeiro escalão do então governador Serra. Agora, faz sua parte ao devolver a cortesia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO