Arruda é ouvido sobre reforma do ginásio Nilson Nelson

Ex-governador cassado participa de audincia na 4 Vara Criminal de Brasliapara dar esclarecimentos sobre aobra do ginsio feita sem licitao; ex-secretrio de obras Mrcio Machado tambm foi convocado

Arruda é ouvido sobre reforma do ginásio Nilson Nelson
Arruda é ouvido sobre reforma do ginásio Nilson Nelson (Foto: Thyago Arruda/247 - 25.02.2009 e Agência Brasília)

TJ-DF - O ex-governador José Roberto Arruda participou nesta terça-feira (14) na 4ª Vara Criminal de Brasília, de audiência de instrução do processo referente às reformas emergenciais, com dispensa de licitação, do ginásio Nilson Nelson. Durante a audiência foi ouvida uma testemunha de defesa de um dos réus.

A obra ocorreu em 2008 para atender exigências da FIFA para a realização do Campeonato Mundial de Futsal, e custou aos cofres públicos quase R$ 10 milhões. O então secretário de Obras, Márcio Machado, também é réu no mesmo processo.

Na audiência, a defesa solicitou que o ex-governador e o ex-secretário fossem interrogados após uma testemunha ser ouvida por carta precatória em Belo Horizonte.

A próxima audiência para interrogar os acusados foi marcada para o dia 10 de agosto. Arruda e Márcio Machado foram denunciados pelo Ministério Público do DF em uma ação penal.

Entenda o caso

De acordo com a denúncia do Ministério Público, em 2005, durante a Copa Mundial de Futsal na Alemanha, o Brasil foi escolhido para sediar a edição seguinte do campeonato, em 2008. No dia 10 de julho de 2008, o presidente da Confederação Brasileira de Futsal encaminhou ofício ao GDF, mencionando as pendências diagnosticadas a partir da inspeção da FIFA.

Ao receber o documento, o então secretário de Obras encaminhou a notificação ao ex-governador José Roberto Arruda, que, por sua vez, autorizou a realização de obras emergenciais e sem licitação para reforma parcial do ginásio Nilson Nelson. No mesmo mês, cinco empresas ofereceram propostas para realização das obras e a vencedora foi a Mendes Junior Trading Engenharia S/A que assinou um contrato no valor de R$ 9.998.896,70.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247