Bolsonaro se lança à presidência da Câmara

Deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi o quinto candidato a oficializar a candidatura à presidência da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (1º); ele está no seu sétimo mandato e já se candidatou ao cargo em outras ocasiões: em 2005 e 2011

bolsonaro
bolsonaro (Foto: Gisele Federicce)

Agência Câmara - O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) registrou na noite desta quarta-feira (1º) a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Ele é o quinto candidato a oficializar a candidatura ao posto.

Bolsonaro está no seu sétimo mandato e já se candidatou à presidência da Casa em outras ocasiões: entrou na disputa em 2005 e 2011. Foi derrotado nos dois casos.

Perfil

Nascido em Campinas (SP), Bolsonaro é oficial do Exército e começou a sua carreira política depois de dar declarações à imprensa, em 1986, criticando os salários dos militares - o que desagradou o Ministério do Exército e o levou a ser preso. Na eleição seguinte, conquistou um mandato de vereador e não saiu mais da vida pública.

Na Câmara, o parlamentar já atuou nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Bolsonaro é autor de diversas declarações polêmicas, que já lhe renderam representações no Conselho de Ética e uma ação no Supremo Tribunal Federal.

No ano passado, deixou o PP para ir ao PSC e viabilizar uma candidatura à presidência da República em 2018.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247