Câmara já consulta STF sobre volta do financiamento privado

A Câmara dos Deputados tem feito consultas informais ao Supremo Tribunal Federal sobre as possíveis fórmulas para fazer voltar o financiamento empresarial de campanhas; a ideia, segundo a colunista Mônica Bergamo, é fazer as novas regras por meio de lei, caso seja difícil aprovar emenda a Constituição sobre o tema

STF - Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil)
STF - Supremo Tribunal Federal (Valter Campanato/Agência Brasil) (Foto: Gisele Federicce)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - A Câmara dos Deputados tem feito consultas informais ao Supremo Tribunal Federal sobre as possíveis fórmulas para fazer voltar o financiamento empresarial de campanhas.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha, a ideia é fazer as novas regras por meio de lei, caso seja difícil aprovar emenda a Constituição sobre o tema.

O desafio estará em convencer os ministros a não declararam a nova lei inconstitucional, uma vez que decisão recente da Corte foi pela inconstitucionalidade do financiamento privado.

Parlamentares acreditam que alguns magistrados aceitariam a proposta se ela vier com teto de gasto de doações para os candidatos - Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247

Apoie o 247

WhatsApp Facebook Twitter Email