Clã Bolsonaro age como família imperial de origem plebeia, diz FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avalia que Jair Bolsonaro e seus filhos se comportam no governo e nas redes sociais como se fossem uma nova família imperial no Brasil, mas de origem plebeia. "É curioso isso. Geralmente, na República, as famílias não têm esse peso. Quando têm, é complicado, porque a instituição política não é a instituição familiar, são coisas diferentes. Quando você tem a instituição familiar assumindo parcelas do jogo de poder, você leva o sentimento demasiado longe", afirma

Clã Bolsonaro age como família imperial de origem plebeia, diz FHC
Clã Bolsonaro age como família imperial de origem plebeia, diz FHC (Foto: RENATO ARAUJOA/Br)

247 – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avalia, em entrevista ao jornalista Alberto Bombig, no Estado de S. Paulo, que Jair Bolsonaro e seus filhos se comportam no governo e nas redes sociais como se fossem uma nova família imperial no Brasil, mas de origem plebeia. "Eu acho perigoso. É abusivo, polariza. O Twitter facilita isso, o nós contra eles. Isso para a democracia não é bom. Os líderes de várias tendências não deveriam entrar nesse choque direto. Nós estamos assistindo ao renascimento de uma família imperial de origem plebeia", aponta.

"É curioso isso. Geralmente, na República, as famílias não têm esse peso. Quando têm, é complicado, porque a instituição política não é a instituição familiar, são coisas diferentes. Quando você tem a instituição familiar assumindo parcelas do jogo de poder, você leva o sentimento demasiado longe. O jogo de poder requer um equilíbrio estratégico, de objetivos e meios para se chegar lá. Quando a pura emoção domina é um perigo, porque você leva ao nós e eles: está do meu lado ou está contra mim? ", pontua ainda FHC.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247