Clãs familiares lideram pesquisas e devem manter o poder em AL, SE e PA

Pesquisa Ibope realizada este mês em Alagoas, Sergipe e Pará mostra um fato inédito na política brasileira: pela primeira vez em uma eleição pais e filhos disputam ao mesmo tempo o pleito para senador e governador, casos de Renan Calheiros e Renan Filho, Jader barbalho e Hélder Barbalho e Valadares e Valadares Filho; a tendência é que esses clãs políticos saiam ainda mais poderosos da eleição

Clãs familiares lideram pesquisas e devem manter o poder em AL, SE e PA
Clãs familiares lideram pesquisas e devem manter o poder em AL, SE e PA

Por Voney Malta –Pela primeira vez na história eleitoral no Brasil pais e filhos disputam ao mesmo tempo as eleição majoritárias -concorrendo para os governos estaduais e Senado em três estados, Alagoas, Pará e Sergipe. São clãs familiares comuns na política do Norte e do Nordeste alimentados pelo poder político e econômico eleição após eleição nas regiões e estados com os piores indicadores sociais do país.

De acordo com pesquisa Ibope - realizada este mês em todos os estados e no Distrito Federal -, a tendência é que as dinastias dos Calheiros em Alagoas, dos Barbalho no Pará e dos Valadares em Sergipe elejam pais e filhos.

Alagoas: O senador Renan Calheiros e o seu filho, o governador Renan Filho, ambos do MDB, devem ser eleitos em Alagoas. De acordo com o Ibope, eles lideram as disputas. O senador lidera corrida por uma das duas vagas ao Senado com 33% de intenções de voto; o segundo colocado, Benedito de Lira (PP) tem 25%. Renan Filho aparece com 46% na disputa do governo; o segundo colocado, o senador Fernando Collor , fica com 22%.

Pará: Os Barbalho, também do MDB, lideram para o Senado, com o pai, Jáder Barbalho com 29% das intenções de voto. Seu filho, Helder Barbalho, tem 43% das intenções de voto para o governo.

Sergipe: a eleição é mais disputada, de acordo com a fotografia de momento. Antônio Carlos Valadares, (PSB) está na frente na corrida para reeleger-se ao Senado, com 28%; André Moura, 21%; Jackson Barreto, 16% e Rogério Carvalho, 12%. Na corrida pelo governo, Valadares Filho, também do PSB, tem 23%; Eduardo amorim, 17%; Belivaldo Chagas, 12%.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247