De olho nos evangélicos, PT anuncia Crivella na Pesca

Em meio a conflitos com a bancada evanglica, governo nomeia para a Pasta o senador do PRB-RJ, partido que agrega o grupo no Congresso; ele assume no lugar do petista Luiz Srgio, que volta para a Cmara

De olho nos evangélicos, PT anuncia Crivella na Pesca
De olho nos evangélicos, PT anuncia Crivella na Pesca (Foto: Pedro França / Agência Senado )

247, com Agência Estado - O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, confirmou hoje a nomeação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca. Ele assume no lugar de Luiz Sérgio (PT-RJ), que volta para a Câmara. Ao anunciar a nomeação, Traumann se referiu ao partido de Crivella como o do "inesquecível" ex-vice-presidente da República, José Alencar.

O PRB agrega parte da bancada evangélica no Congresso, que recentemente tem entrado em conflito com o governo de Dilma Rousseff. Um deles envolve o aborto, defendido pela nova ministra da Secretaria das Mulheres Eleonora Menicucci. Dilma chegou a enviar à bancada o recado de que era contra o aborto, assim como seus ministros, mesma posição anunciada durante sua campanha eleitoral.

Há cerca de duas semanas, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, chegou a se reunir com a bancada para pedir desculpas sobre uma declaração dada durante o Fórum Social Mundial – em que dizia que o governo teme o controle ideológico da classe C e teria a intenção de enfrentar o segmento religioso com uma nova rede de comunicação.

Em nota, o governo informa que a nomeação de Crivella significa "a incorporação ao Ministério de um importante partido aliado da base do governo". A ideia do governo, segundo fontes, é se aproximar da bancada do PRB, no momento em que outros partidos aliados começam a fazer exigências na base. O PRB reúne 10 deputados e apenas um senador, Crivella. Eduardo Lopes, suplente de Crivella, também é do PRB.

De acordo com a nota da Presidência, "a presidenta está segura de que, à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil".

Indicação de Crivella é homenagem ao ex-vice, diz Ideli

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que a indicação do senador Marcelo Crivella para o Ministério da Pesca é uma forma de o Palácio do Planalto prestar homenagem ao ex-vice presidente José Alencar. "Em primeiro lugar há um profundo reconhecimento pelo trabalho que o ministro Luiz Sérgio desenvolveu tanto à frente da Secretaria de Relações Institucionais quanto à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, mas também da importância de poder contar no governo, no ministério, com a representação do PRB, um partido que todos nós temos o maior respeito pela sua atuação e até uma forma de homenagear o nosso ex-vice presidente José Alencar", disse Ideli.

Ela nega que mudança seria uma forma de acalmar os ânimos da bancada evangélica, que vem fazendo críticas ao governo. "Toda a discussão foi no sentido de integrar um partido que durante todo o período do governo Lula, na pessoa do vice-presidente José Alencar, e durante todo esse período do governo da presidente Dilma, sempre foi um partido extremamente aliado, firme, atuante na defesa das ações do governo".

Para Ideli, a inclusão do PRB no quadro da Esplanada dos Ministérios é uma "incorporação efetiva de um aliado, de um precioso aliado de muito tempo do nosso projeto". Questionada sobre a indicação do novo ministro do Trabalho, a ministra disse que "quem decide isso se chama presidenta Dilma Rousseff".

Conheça a TV 247

Mais de Poder

Ao vivo na TV 247 Youtube 247