HOME > Poder

Dino: Lula pode escolher PGR fora da lista tríplice

Segundo o ministro da Justiça, o presidente Lula não é obrigado pela Constituição a limitar suas opções

Flávio Dino (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

247 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, lembrou nesta quinta-feira (2) que a lista tríplice apresentada por integrantes do Ministério Público (MP) não é uma medida prevista na Constituição e que o presidente Lula pode, sim, escolher o procurador-geral da República por conta própria. 

"Quando se fala do mais votado [da lista tríplice], eu lembro sempre: há um mais votado, que é o presidente da República, que teve 60 milhões de votos. Portanto, tem legitimação democrática e a legitimação constitucional para fazer a escolha", frisou o ministro em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, do UOL

Dino também ressaltou que a preferência deve ser por um procurador que ainda esteja em atividade e que o presidente Lula vai levar em consideração todas as sugestões.