Em novo expurgo no MEC, 'olavetes' são exonerados

Com a saída de Ricardo Vélez Rodrígues e a entrada de Abraham Weintraub no comando do Ministério da Educação, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deu início a uma espécie de expurgo dos seguidores do astrólogo Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro, da pasta; com Vélez à frente do MEC, a pasta vivenciou crises constantes marcada por uma série de recuos, medidas polêmicas e pela exoneração de servidores 

Em novo expurgo no MEC, 'olavetes' são exonerados
Em novo expurgo no MEC, 'olavetes' são exonerados (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

247 - Com a saída de Ricardo Vélez Rodrigues e a entrada de Abraham Weintraub no comando do Ministério da Educação, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deu início a uma espécie de expurgo dos seguidores do astrólogo Olavo de Carvalho, guru do presidente Jair Bolsonaro, da pasta. Nesta linha, os principais nomes demitidos foram os da assessora especial Bruna Luiza Becker, Rubens Barreto da Silva, adjunto da Secretaria Executiva e Sérgio Vinicius Marques do Val Côrtes, que ocupava a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento.

Na esteira das exonerações, o tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de Brasília Paulo Roberto e o advogado Auro Hadana Tanaka foram nomeados para o cargo de assessor especial do ministro da Educação. Ambos haviam atuado na equipe de transição do governo Jair Bolsonaro e estavam lotados na Casa Civil, onde Weintraub era o segundo na hierarquia antes de assumir o MEC.

O anúncio para o cargo de adjunto da Secretaria-Executiva, foi feito por Weintraub na semana passada, quando ele nomeou o analista de Comércio Exterior no Ministério da Economia Rodrigo Cota. Já Adalton Rocha de Matos, que já coordenava a área de finanças da pasta, será o subsecretário de Planejamento e Orçamento.

Também foram nomeados Janio Carlos Endo Macedo para ser o secretário de Educação Básica e Ariosto Antunes Culau para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247