CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Embaixada dos EUA confirma encontro com Lula e vê oportunidade para aprofundar questões de interesse mútuo

Ex-presidente Lula se reúne hoje com Douglas Koneff, embaixador interino no Brasil

Lula e Joe Biden (Foto: Stuckert | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BRASÍLIA (Reuters) – A menos de duas semanas do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro na quarta-feira com o encarregado de negócios da embaixada norte-americana no Brasil, Douglas Koneff, que atua como embaixador interino, já que o posto não está ocupado no momento.

O encontro foi confirmado à Reuters nesta terça-feira pela embaixada, que divulgou uma nota em que diz ser praxe o contato da diplomacia dos EUA com os principais candidatos em uma eleição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Como prática, diplomatas norte-americanos da embaixada e consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço para encontrar com todos os principais candidatos presidenciais das eleições de outubro", disse a embaixada.

O encontro vinha sendo articulado há várias semanas entre o PT e representantes da embaixada. Interlocutores de Lula em Brasília tiveram vários encontros, não apenas com os norte-americanos, mas também com diplomatas da União Europeia e dos países dos Brics em conversas sobre o cenário eleitoral. "É normal essa busca de contatos em época de eleição", disse uma das fontes da campanha de Lula ouvidas pela Reuters.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O PT busca, também, o apoio de países estrangeiros no reconhecimento imediato do resultado das eleições no caso de vitória de Lula como uma forma de ajudar a desencorajar atos mais agressivos contra o resultado por parte de partidários do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), disse à Reuters uma outra fonte petista.

Bolsonaro, que faz acusações sem base sobre possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas, já disse repetidas vezes que só aceitará o resultado do pleito se considerar as eleições "limpas". No fim de semana, ele chegou a dizer que se não vencer no primeiro turno "algo de anormal aconteceu" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar da afirmação de Bolsonaro, as pesquisas de intenção de voto mostram ampla vantagem de Lula sobre o atual presidente. Levantamento do Ipec divulgado na véspera mostrou Lula com 47% contra 31% do candidato à reeleição para o primeiro turno em 2 de outubro.

Além de Lula, devem participar do encontro com os diplomatas norte-americanos o embaixador Celso Amorim, ex-chanceler nos governos do petista, e o senador Jaques Wagner (PT-BA), membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a embaixada dos EUA, outros candidatos foram procurados e também aceitaram se encontrar com a diplomacia norte-americana.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO