Fruet, candidato em Curitiba, levanta problemas pela internet

Candidato que lidera pesquisas na capital paranaense, Gustavo Fruet lanou site para que eleitores apontem problemas da cidade

Fruet, candidato em Curitiba, levanta problemas pela internet
Fruet, candidato em Curitiba, levanta problemas pela internet (Foto: MARCO ANDRÉ LIMA/AE)

247 - Gustavo Fruet, ex-deputado tucano, ganhou notoriedade durante a CPMI dos Correios, quando liderou as investigações sobre o valerioduto. Hoje, candidato à prefeitura de Curitiba pelo PDT, com apoio do PT, ele lidera as pesquisas e lançou um site, chamado raioxcuritiba, para que os eleitores apontem os problemas da cidade pela internet. Confira a entrevista que ele concedeu à revista Época:

Ex-tucano, o pedetista Gustavo Fruet lidera as pesquisas eleitorais em Curitiba. Fruet começou sua campanha cedo, com a criação do site Raio X Curitiba. Trata-se de um espaço na internet para que os cidadãos apontem os problemas para os quais querem solução. “Já temos mais de três mil sugestões”, disse o ex-deputado ao jornalista Marcelo Osakabe.

Como está o Raio X Curitiba? Essa ferramenta tem o objetivo de abrir um canal de diálogo com a população, incentivar o governo eletrônico e criar um georreferenciamento das demandas. Já temos mais de três mil sugestões, das quais cerca de mil analisadas e autorizadas. A maioria é sobre segurança.

O que pretende fazer nessa área? Não dá mais para dizer que segurança é um dever do estado. O prefeito também tem que assumir a responsabilidade. Houve uma diminuição muito grande de policiais em relação à população de Curitiba. Precisamos investir na Guarda Municipal, na prevenção e dissuasão. Queremos trabalhar mais com informação. O sistema de georreferenciamento será importante. Defendemos um sistema integrado de monitoramento na questão da segurança e do transporte.

E quais seus planos para o tranporte? Mobilidade é um tema que mexe profundamente com os curitibanos. A cidade mudou de escala. Está mais integrada à região metropolitana. O modelo que era um dos nossos destaques dá sinais de esgotamento. Precisamos de ciclofaixas e metrô. A cidade conseguiu cerca de R$ 2 bilhões para esse projeto. O que se discute é o modelo e traçado desse sistema, a concessão, seu custo e o subsídio que lhe é concedido.

Quem são seus aliados? Busco alianças com o PT, com PV e PcdoB. Tenho conversado com o Ministro Paulo Bernardo, com a presidente municipal e o presidente estadual do PT. Mas também sei que devemos respeitar o tempo dos partidos, suas convenções. A definição deve vir a partir de abril.

Isso não é estranho, para quem, como o senhor fez ferrenha oposição ao PT? Veja, havia um compromisso para que eu assumisse a presidência do diretório do PSDB na capital. Entretanto, houve um veto no partido e isso não aconteceu. Procurei uma alternativa para sair do isolamento, uma vez que as pesquisas apontam meu nome como um dos favoritos. E a opção foi o PDT, do ex-senador Osmar Dias.

O senhor disse que saiu do PSDB porque o partido não tinha uma definição de projeto. Que projeto é esse? Enquanto estive dentro do PSDB, ajudei a construir seu nome na capital e no estado. Nesse momento, no entanto, não existe ali um planejamento. As convenções se restringem a cumprir o calendário eleitoral. O partido não forma quadros, não incentiva a discussão e não constrói um projeto. Mesmo com meu nome bem avaliado nas pesquisas, eles decidiram apoiar o PSB, do atual prefeito. Fizeram um silêncio constrangedor sobre a minha candidatura. Mas são águas passadas. O desafio, agora, é olhar para frente.

O senhor está na liderança, mas o governador Beto Richa, que é bem avaliado, fará campanha para a reeleição do prefeito Luciano Ducci. Não é o bastante para que o senhor seja ultrapassado? Veja, historicamente, os prefeitos de Curitiba sempre foram bem avaliados. Pela primeira vez, apesar de fazer uma gestão com boas notas, o atual prefeito vai disputar em pé de igualdade com pelo menos mais dois candidatos. Portanto, tenho boas chances de sucesso.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247