CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Fuga de senador boliviano derruba Patriota

Dilma ficou irritadíssima ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil na Bolívia no embarque do senador Roger Pinto Molina, condenado a um ano de prisão por corrupção; ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses; sucessor é Luiz Alberto Figueiredo; o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que ajudou na fuga, também foi afastado do cargo

Dilma ficou irritadíssima ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil na Bolívia no embarque do senador Roger Pinto Molina, condenado a um ano de prisão por corrupção; ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses; sucessor é Luiz Alberto Figueiredo; o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que ajudou na fuga, também foi afastado do cargo (Foto: Valter Lima)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deixou o cargo nesta segunda-feira (26). Sua saída ocorre após o diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que também foi afastado, patrocinar a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina de seu país. Assume a pasta o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, representante do Brasil na Organização das Nações Unidas.

Segundo a Folha, Dilma ficou irritada ao ser pega de surpresa com a atuação de funcionários da embaixada do Brasil na Bolívia no embarque do senador, condenado a um ano de prisão por corrupção. Ele estava abrigado na embaixada do Brasil havia 15 meses.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Patriota foi chamado para uma conversa com a presidente no início da noite desta segunda-feira no Palácio do Planalto. A versão do Planalto e do Itamaraty é de que o governo não autorizou e nem sequer sabia da operação para retirar Molina do país vizinho. O senador não podia sair do prédio por falta de um salvo conduto do governo boliviano.

Ontem, ao ser surpreendido com a vinda do senador boliviano, o Ministério das Relações Exteriores informou que abriria um inquérito para apurar as circunstâncias da entrada dele no Brasil. O Itamaraty disse que o encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, ministro Eduardo Saboia, foi chamado ao país para prestar esclarecimento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Saboia ficará afastado da função enquanto responde ao inquérito aberto no órgão. Ele se reuniu hoje com o secretário geral do Itamaraty, Eduardo dos Santos e com o também embaixador Antonio Simões. Segundo o Itamaraty, está sendo formada uma comissão de sindicância composta por três diplomatas para apurar a participação de Saboia na operação que trouxe o opositor do presidente Evo Morales ao Brasil.

A depender do resultado, a sindicância pode se transformar num procedimento administrativo disciplinar. As punições, em geral, podem ir desde uma simples advertência oral até a exoneração do cargo. Saboia vai contratar advogados para se defender na sindicância.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Abaixo a nota do Palácio:

A presidenta Dilma Rousseff aceitou nesta segunda-feira (26), o pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota, e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, para ser o novo ministro das Relações Exteriores.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presidenta agradeceu a dedicação e o empenho do ministro Patriota nos mais de dois anos em que permaneceu no cargo e anunciou a sua indicação para a Missão do Brasil na ONU.

Leia, abaixo, reportagem da Agência Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Patriota sai e Luiz Alberto Figueiredo assume Ministério das Relações Exteriores

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brasília –  A presidenta Dilma Rousseff aceitou o pedido de demissão do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. O representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), embaixador Luiz Alberto Figueiredo irá assumir o cargo.

Em nota à imprensa, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a indicação de Patriota para a Missão do Brasil na ONU e agradeceu a atuação do ex-ministro "nos mais de dois anos que permaneceu no cargo".

Nesta tarde, a presidenta se reuniu com Antonio Patriota, no Palácio do Planalto, por cerca de 50 minutos.

A saída de Patriota ocorreu após o senador boliviano Roger Pinto Molina, que ficou abrigado por 15 meses na embaixada brasileira na Bolívia, ter vindo para o Brasil. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO