Haddad: eleição de Bolsonaro explicou ao mundo a dificuldade do Brasil em dialogar com as forças progressistas

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad lamentou a natureza "predatória" da elite brasileira, que ajudou na eleição de Jair Bolsonaro. Bolsonaro "é uma vergonha planetária", diz ele, em entrevista ao El País

Fernando Haddad e Jair Bolsonaro
Fernando Haddad e Jair Bolsonaro (Foto: Abr)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad criticou o papel das elites brasileiras na eleição de Jair Bolsonaro, que enfrenta sérios problemas para retomar o crescimento e enfrentar a pandemia do coronavírus. Presidenciável pelo PT em 2018, ele lamentou a natureza "predatória" das pessoas que integram a elite no País. De acordo com ele, Bolsonaro "é uma vergonha planetária".

"Toda nossa literatura produzida no país sobre nossa história e nossas elites fez menos para explicar o Brasil ao estrangeiro do que a eleição de Bolsonaro", disse Haddad em entrevista ao jornal El País. "A eleição de Bolsonaro explicou ao mundo a dificuldade que o Brasil tem de dialogar com as forças progressistas", acrescentou.

Haddad integra a Internacional Progressista, uma frente progressista mundial para defender os princípios da democracia e as conquistas sociais e ambientais. "Continuamos agredindo o meio ambiente continuamente, com uso de agrotóxicos, com grilagem. Estamos colhendo o resultado de políticas desastradas do ponto de vista ambiental", alertou.

Segundo o ex-prefeito, "estamos cavando um abismo social enorme e um abismo ambiental". "Os problemas socioambientais estão se agravando. Esse descalabro só se justifica pela ausência de comando político, por falta de liderança política no governo", continuou. 

"Essa pandemia e o problema climático que o mundo está vivendo têm a ver com a agressão ao meio ambiente promovida pelo homem". 

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como:

• Cartão de crédito na plataforma Vindi: acesse este link

• Boleto ou transferência bancária: enviar email para [email protected]

• Seja membro no Youtube: acesse este link

• Transferência pelo Paypal: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Vakinha: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Catarse: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo APOIA.se: acesse este link

• Financiamento coletivo pelo Patreon: acesse este link

Inscreva-se também na TV 247, siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram. Conheça também nossa livraria, receba a nossa newsletter e ative o sininho vermelho para as notificações.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247