Helena Chagas: PT deve ter maior bancada na Câmara, mas dependerá do MDB

Segundo a jornalista Helena Chagas, levantamentos preliminares do Diap apontam que a candidatura presidencial de Fernando Haddad "poderá dar ao PT a maior bancada na Câmara dos Deputados, elegendo entre 55 e 65 representantes"; "A segunda maior bancada deve ser a do MDB, com previsão do Diap de fazer algo em torno se 45 e 50 deputados, número semelhante aos do PSDB e do PP"

Helena Chagas: PT deve ter maior bancada na Câmara, mas dependerá do MDB
Helena Chagas: PT deve ter maior bancada na Câmara, mas dependerá do MDB (Foto: Dir.: Luis Macedo - Câmara)

247 - "Levantamentos preliminares do Diap (Departamento Internacional de Assessoria Parlamentar) apontam que a onda vermelha que está levando Haddad ao segundo turno poderá dar ao PT a maior bancada na Câmara dos Deputados, elegendo entre 55 e 65 representantes", diz a jornalista Helena Chagas, acrescentando que os dados apontam necessariamente para a "garantia de governabilidade se Haddad for eleito (no caso de Bolsonaro, em se fala, pois o PSL não deve eleger mais do que 20 deputados)".

"Na verdade, o quadro geral das previsões na Câmara apontam para um cenário muito parecido com o de hoje, o que parece ser desolador. As previsões são de que haverá baixa renovação, com muitas reeleições, e grande pulverização. A segunda maior bancada deve ser a do MDB, com previsão do Diap de fazer algo em torno se 45 e 50 deputados, número semelhante aos do PSDB e do PP. Outros partidos de Centrão, como PR e DEM, devem eleger no máximo 40 deputados cada um", continua.

"Mesmo elegendo o presidente da República, o PT terá que fazer um acordo com o MDB se quiser o posto, apoiando o aliado no Senado e dando a ele, quem sabe, o segundo bienioda legislatura no comando da Casa", frisa.

Leia a íntegra no site Os Divergentes

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247