Jornalista que revelou espionagem não fala ao Senado

Depois de o embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, anunciar que não pode prestar depoimento no Senado sobreo programa de espionagem no Brasil, também foi cancelada a audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que ouviria, nesta terça, o colunista do jornal Glenn Greenwald, responsável pela divulgação de material secreto coletado pelo ex-funcionário da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden; cancelamento se deve a compromissos profissionais de Greenwald

Jornalista que revelou espionagem não fala ao Senado
Jornalista que revelou espionagem não fala ao Senado (Foto: Silvia Izquierdo)

Da Agência Senado - Foi cancelada a audiência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que ouviria, nesta terça (16), o colunista do jornal britânico The Guardian Glenn Greenwald. Responsável pela divulgação de material secreto coletado pelo ex-funcionário da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden, ele daria mais detalhes sobre dados relativos a operações dos EUA, principalmente aquelas que teriam funcionado no Brasil. O cancelamento do debate se deveu a compromissos profissionais de Greenwald.

O presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), reiterou que a participação do jornalista é muito importante para esclarecer as denúncias de monitoramento feito pelos EUA no país e ressaltou que uma nova data pode ser definida para ouvi-lo.

Em audiências realizadas na semana passada, ministros do governo Dilma admitiram que o país tem vulnerabilidades em relação ao sigilo de comunicações eletrônicas e telefônicas. A CRE pretende elaborar um relatório detalhado a respeito do assunto, incluindo falhas dos sistemas de segurança brasileiros, e cobrar uma atitude firme do governo.

Para isso, a comissão planeja ouvir, após o recesso, empresas de tecnologia que poderiam ter facilitado a espionagem americana; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que coordena a investigação da Polícia Federal sobre o caso; e especialistas em tecnologia da informação e segurança de redes.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247