CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Líder do PT: “Povo não quer saber a origem do médico”

Deputado José Guimarães rebateu as críticas de entidades médicas à contratação de médicos cubanos por considerá-las de natureza ideológica. "O povo brasileiro não quer saber a origem do médico: quer é ser atendido de forma humanista e profissional. Médico não precisa de certificado de ideologia, precisa é ser profissional preparado para cuidar das pessoas"

Entrevista após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, do Deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara dos Deputados. (Foto: Gisele Federicce)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), elogiou a decisão do governo de contratar quatro mil médicos cubanos, conforme anúncio feito nesta quarta-feira 21. "Trata-se de uma iniciativa de importância estratégica, sobretudo para o Nordeste e o Norte do País", disse o parlamentar, no mesmo dia do anúncio pelo Ministério da Saúde. Os profissionais irão trabalhar em 701 cidades que não foram escolhidas por nenhum profissional inscrito na primeira etapa do Programa Mais Médicos.

Guimarães rebateu ainda as críticas de corporações médicas em relação à medida, por considerá-las de natureza ideológica. "O povo brasileiro não quer saber a origem do médico: quer é ser atendido de forma humanista e profissional. Médico não precisa de certificado de ideologia, precisa é ser profissional preparado para cuidar das pessoas", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O parlamentar lembrou que os médicos estrangeiros contratados pelo Mais Médicos passam por adaptação e controle. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os cubanos "vão passar pelos mesmos processos de avaliação. Se não forem aprovados, voltam para casa". De acordo com ele, muitos já trabalharam em países de língua portuguesa, todos têm residência médica em Medicina de Família, 84% têm mais de 16 anos de experiência em medicina e 89% têm mais de 35 anos (leia mais).

Seleção - Na primeira etapa do convênio, 400 cubanos virão imediatamente para o País, no próximo dia 26, enquanto o restante chegará nos próximos meses. Em julho, quando anunciou o Mais Médicos, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que os estrangeiros só preencheriam vagas que não recebessem o interesse de brasileiros. A contratação anunciada ontem será feita por meio de um convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO