Lula pode intervir no governo Dilma?

Reunião entre a atual presidente e o ex, agendada para a segunda quinzena de janeiro, alimenta especulações sobre uma participação mais ativa de Lula na administração federal, após seu retorno das férias; objetivo seria destravar o governo e movimento ocorre no momento em que se especula sobre volta de Lula em 2014

Lula pode intervir no governo Dilma?
Lula pode intervir no governo Dilma?
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - De férias em Angra dos Reis (RJ), na casa do empresário José Seripieri Júnior, dono da Qualicorp, maior operadora de planos de saúde do país, o ex-presidente Lula tem um compromisso agendado para a sua volta, na segunda quinzena de janeiro: uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, que poderá ser em Brasília ou em São Paulo.

Segundo reportagem da jornalista Natuza Nery, publicada neste sábado na Folha de S. Paulo, o objetivo seria "destravar" o governo federal. Lula estaria preocupado com o baixo crescimento da economia e com a necessidade de mostrar resultados até 2014. Segundo o texto da Folha, Lula estaria dizendo a seus interlocutores que o terceiro ano de um mandato, aquele que antecede a disputa eleitoral, é o mais importante de todos – e que, portanto, não haveria mais espaço para erros.

O ponto central, agora, seria a necessidade de restaurar a confiança empresarial, para ampliar investimentos e garantir uma taxa maior de expansão da economia. Empresários têm levado a Lula reclamações sobre o suposto estilo centralizador de Dilma e o intervencionismo na economia. E essa movimentação ocorre justamente no momento em que se especula sobre uma possível volta de Lula em 2014 (leia mais aqui).

Um dos aspectos que mais têm sido discutidos com o ex-presidente Lula diz respeito à política de comunicação federal, que, segundo fontes próximas ao PT, não estaria sendo capaz de defender o governo Dilma do ataque permanente da grande imprensa. Depois do mensalão, a agenda dos grandes jornais migrou para a economia e houve quase a tentativa de antecipar um apagão do setor elétrico.

Um artigo muito comentado nos meios lulistas foi escrito pelo jornalista Luís Nassif (leia mais aqui), em que ele apontou fragilidades na política de comunicação. Ao que tudo indica, nesta reunião de janeiro, Lula irá propor mudanças no governo Dilma.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email