CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Marcia Tiburi: “misoginia torna-se razão de estado” com o afastamento de Dilma

A blogueira Marcia Tiburi avalia, em análise publicada na Revista Cult, que "questão da misoginia (discurso de ódio contra as mulheres) relacionada ao golpe contra a democracia vivida no Brasil atual ainda não foi suficientemente analisada"; segundo ela, o afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff "nos faz saber que o poder violento do patriarcado não se volta apenas contra as mulheres, mas contra a democracia como um todo"; Marcia afirma que Dilma "viveu um estupro político"; "Uma mulher está para um homem na sociedade da cultura do estupro como é a nossa, como Dilma está para os políticos que mancomunados a tiraram de seu cargo"; para ela, com o afastamento da presidente "a misoginia torna-se razão de estado"

Dilma durante entrevista em Brasília 14/6/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A blogueira Marcia Tiburi avalia, em análise publicada na Revista Cult, que "questão da misoginia relacionada ao golpe contra a democracia vivida no Brasil atual ainda não foi suficientemente analisada". Esclarecendo que "a misoginia é o discurso de ódio contra as mulheres, um discurso que faz parte da história do patriarcado, do sistema da dominação e dos privilégios masculinos", ela afirma que o que aconteceu com a presidente eleita Dilma Rousseff "nos faz saber que o poder violento do patriarcado não se volta apenas contra as mulheres, mas contra a democracia como um todo, sobretudo na sua versão cada vez mais radical intimamente relacionada com as propostas do feminismo como luta por direitos ao longo do tempo".

"O que aconteceu com Dilma Rousseff nos ensina a compreender o funcionamento de uma verdadeira máquina misógina, máquina do poder patriarcal, ora opressor, ora sedutor, a máquina composta por todas as instituições, do Estado à família, da Igreja à escola, máquina cuja função é impedir que as mulheres cheguem ao poder e nele permaneçam".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo a blogueira, Dilma "viveu um estupro político". "Ora, todo estupro é político porque o crime contra uma mulher sempre é político já que desde Simone de Beauvoir podemos dizer que a sexualidade é política. Uma mulher está para um homem na sociedade da cultura do estupro como é a nossa, como Dilma está para os políticos que mancomunados a tiraram de seu cargo".

"Como um estuprador que considera o corpo de uma mulher um objeto para seu uso perverso, os golpistas olham para o corpo de quem ocupa o cargo, mas só quando esse corpo a presidir um cargo, é mulher. Por isso, como dizia Adorno, olham para esse corpo com o olhar do fabricante do caixão. Medem seu tamanho, seu corte de cabelo, impõem-lhe as medidas que o Homem Branco Europeu e capitalista, que se entende como o dono do poder, inventou", complementou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na avaliação de Marcia, a presidente eleita "tornou-se no contexto da misoginia diária, sempre estimulada pela mídia, 'aquela mulher'. Seu nome próprio desaparecia diariamente, num sinal de evidente falta de respeito".

"Dilma Rousseff foi sempre objeto da vileza política seja ao nível institucional, seja ao nível aberto do político onde todos exercem suas ideais e repetem os clichês da tendência dominante bem trabalhados pela publicidade midiática que serve como prótese de pensamento dos ex-cidadãos transformados em telespectadores e vidiotas, esvaziados de sensibilidade e inteligência moral em nossa época", diz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A blogueira afirma, ainda, que, após a saída da presidente, "a misoginia torna-se razão de estado". "É o todo da política de governo. Em termos práticos, isso quer dizer o fim do Ministério das mulheres, da igualdade racial, da cultura, da comunicação, do que mais tiver relação com uma política capaz de reconhecer pautas relacionadas a direitos fundamentais. Uma política capaz de reconhecer a importância da participação popular. Uma política capaz de representar os cidadãos. É o fim da democracia representativa".

Leia a íntegra do texto

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO