MD promete aumentar esforços por CPI da Rose

Reportagem da revista Veja diz que Secretaria-geral da Presidência da República, comandada por Gilberto CVarvalho, tentou retirar da Casa Civil a apuração sobre as práticas ilícitas cometidas por Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo; líder da Mobilização Democrática (MD) na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR) promete reforçar busca por assinaturas para CPI e cobra explicações de Gilberto Carvalho  

MD promete aumentar esforços por CPI da Rose
MD promete aumentar esforços por CPI da Rose

247 - Líder da Mobilização Democrática (MD) na Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR) disse neste sábado que o partido deve intensificar as articulações, na próxima semana, para buscar as 171 assinaturas necessárias para pedir a instalação da CPI da Rosemary. O reforço se deve a reportagem da revista Veja desta semana, que diz que a Secretaria-geral da Presidência da República tentou retirar da Casa Civil a apuração sobre as práticas ilícitas cometidas por Rosemary Noronha.

De acordo com a reportagem, a pasta, que é comandada pelo ministro Gilberto Carvalho, elaborou um processo "paralelo", como tentativa de atenuar a conduta da ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo. "Que tanto poder tem esta senhora junto ao ex-presidente, que começa a causar embaraços dentro do próprio Palácio presidencial? Para provar que não está protegendo uma indiciada pela operação Porto Seguro, Dilma precisa ordenar a seus aliados que assinem a CPI", desafiou Bueno.

O movimento para criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os envolvidos na chamada Operação Porto Seguro, que revelou as práticas de Rose, entre outros, começou em dezembro do ano passado. Agora, a MD espera conseguir apoio até da base governista, já que a presidente Dilma Rousseff estaria enfrentando, dentro do Palácio do Planalto, aliados do ex-presidente Lula que querem o "engavetamento" das investigações contra Rose.

A ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo é acusada pela Polícia Federal de integrar um esquema de venda de pareceres e tráfico de influência no governo federal. O líder da MD pretende exigir explicações de Gilberto Carvalho sobre o episódio publicado por Veja. Rubens Bueno vai apresentar requerimento de informações cobrando a Casa Civil e o próprio Carvalho sobre o tal "relatório paralelo".

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247