Os "lobos" do PMDB agora querem tudo
Depois da tensão entre PT e PSB, que reaproximou o governo do PMDB, partido fala em comandar a Câmara e o Senado ao mesmo tempo
247 – Tidos como os maiores profissionais da política brasileira, os caciques do PMDB se preparam para, em 2013, comandar a Câmara e o Senado ao mesmo tempo. O espaço se abriu após a tensão entre PT e PSB, motivado pelo racha na sucessão municipal em várias capitais, que reaproximou a presidente Dilma Rousseff do vice Michel Temer. Agora, os peemedebistas falam abertamente em ocupar novos espaços. Leia, abaixo, a entrevista concedida pelo ministro Edison Lobão, ao jornalista Gerson Camarotti, do portal G1:
Para Lobão, PMDB comandará Câmara e Senado em 2013
Em entrevista ao Blog, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o PMDB deve comandar as duas Casas do Congresso Nacional, em 2013. Na Câmara dos Deputados, por causa de um acordo com o PT. E no Senado, porque a legenda tem maioria. Mas ele é cauteloso com o fato de ser o nome da presidente Dilma Rousseff para comandar o Senado. Senador licenciado pelo PMDB do Maranhão, Lobão é visto no Palácio do Planalto como a melhor alternativa para a sucessão de José Sarney (PMDB-AP).
Blog do Camarotti - A presidente Dilma já colocou a preferência pelo seu nome. Como isso vai se desenrolar até o próximo ano?
Edison Lobão - Isso foi referência, pode ter sido referência apenas. Essa é uma decisão da bancada e do Senado. Primeiro do PMDB e, em seguida, uma decisão de todos os senadores. Agora, num regime democrático, o presidente da república não está proibido de fazer também sua manifestação.
Blog – A presidente Dilma já conversou com o senhor? Porque nos bastidores, o que se fala é que ela gostaria de ter uma pessoa de confiança dela no Senado.
Lobão - Eu creio que a presidente evitará esse tipo de comentários até com a consciência de que precisa olhar um pouco à distância, com todo o cuidado. Essas decisões que são típicas do Congresso Nacional.
Leia outros trechos da entrevista de Edison Lobão ao Blog:
“Na Câmara há acordo entre os partidos, segundo o qual o presidente da Câmara eleito há dois anos seria do PT. E que o presidente seguinte, que vai ser agora em fevereiro do próximo ano, do PMDB. O acordo foi feito e será cumprido.”
“No Senado, há uma tradição segundo a qual a maior bancada elege o presidente da Casa. E a maior bancada é do PMDB. Aliás, longe da segunda. O PMDB tem 19 senadores. E o segundo maior partido tem 13. Uma diferença grande. Não há questionamento quanto a isso. O PMDB indicará o candidato a presidente do Senado. E dentro da tradição, os demais partidos ajudam a compor a mesa e apóiam a chapa única.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: