CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

PPS e PMN dão origem à Mobilização Democrática

Partidos formalizaram a fusão nesta quarta-feira; diretório nacional será compartilhado entre dirigentes das duas legendas fundadoras, que passam a ser comandadas pelo deputado Roberto Freire; documentação da sigla já foi registrada em cartório; juntos, os partidos somam 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores; são 683.420 filiados em todo o país

PPS e PMN dão origem à Mobilização Democrática (Foto: Pedro Ladeira/ FOLHAPRESS/4847)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - PPS e o PMN oficializaram, nesta quarta-feira 17), sua fusão, dando origem à Mobilização Democrática (MD). A decisão foi tomada em congressos extraordinários, realizados em Brasília. A Mobilização Democrática nasce na oposição ao governo federal e já trabalha para a construção de um projeto alternativo para o país em 2014. Juntas, as duas forças políticas somam 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. São 683.420 filiados em todo o país.

O presidente da Mobilização Democrática será o deputado federal Roberto Freire (SP), que comandava o PPS e foi eleito para o novo posto por unanimidade. A vice-presidência do partido será ocupada por Telma Ribeiro, ex-presidente em exercício do PMN. Já a secretaria geral da legenda fica com o deputado federal Rubens Bueno (PR), que continuará como líder da nova legenda na Câmara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Capilaridade

Para Freire, a MD vai ampliar a capilaridade do PPS e do PMN. "O governo deve ter mais informações do que nós sobre o que esta fusão pode render, porque está aperreado; o governo está muito aperreado", disse o deputado, antes da votação do programa, do estatuto e do manifesto da MD. Segundo ele, o Planalto não esperava que PPS e PMN se fundissem, abrindo uma janela para abrigar descontentes de partidos de oposição e até da base.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Freire comparou ao Pacote de Abril, da ditadura militar, a manobra do governo para impedir que deputados que decidam migrar para novos partidos levem consigo o tempo de TV e o fundo partidário. Segundo ele, naquela época a oposição reagiu rapidamente. "Tancredo voltou para o PMDB do Doutor Ulysses, o PDT de Brizola só lançou candidato onde tinha possibilidade de ganhar. Temos essa história a nos nortear e precisamos da fusão para unir forças para 2014", defendeu.

Após a oficialização da fusão, os dirigentes da MD iniciaram o processo de registro da legenda em cartório, com toda a documentação necessária, como determina a legislação eleitoral. Participaram dos congressos de fusão mais de 100 delegados de todos os estados e do Distrito Federal, além dos deputados federais do novo partido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com Assessoria de Imprensa do PPS

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO