Presença de general brasileiro nos EUA coloca o Brasil como aliado dos americanos, diz Zarattini

Em entrevista à TV 247, o deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) afirma que a decisão coloca o Brasil do lado dos Estados Unidos e potencialmente contra a Venezuela: "O objetivo dos EUA é engajar o Brasil em um esforço de domínio de toda a região"; assista

Presença de general brasileiro nos EUA coloca o Brasil como aliado dos americanos, diz Zarattini
Presença de general brasileiro nos EUA coloca o Brasil como aliado dos americanos, diz Zarattini (Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara)

247 - O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) falou à TV 247 sobre a nomeação de um general brasileiro, Alcides Faria Junior, no segundo semestre de 2019, para atuar no Comando Sul do Exército dos Estados Unidos.

Segundo o deputado, a presença de um general brasileiro na linha de comando militar americana é preocupante porque insere o Brasil em um esforço de domínio americano sobre a região. "O objetivo das Forças Armadas americanas é impedir que Cuba, Nicarágua e Venezuela, parceiros de Irã, China e Rússia na América Latina, tenham qualquer tipo de atuação", explicou.

Zarattini afirma que o fato de ter um general brasileiro no Comando Sul do Exército dos Estados Unidos implica em um posicionamento militar aliado do Brasil com os norte-americanos. "É assim que os americanos querem e assim que o governo brasileiro quer. O nosso ministro das Relações Exteriores é um americanófilo, ele fala isso com orgulho".

Há resistência entre os militares sobre a nomeação do general brasileiro, de acordo com o deputado Zarattini. "Essas contradições ainda não estão resolvidas e até o momento não houve um engajamento efetivo das Forças Armadas brasileiras contra a Venezuela".

Sobre a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Zarattini classifica como lamentável sua venda à Boeing pelo governo. O parlamentar faz também uma crítica à posição favorável da Aeronáutica sobre a negociação, que era "a maior interessada que a Embraer continuasse nacional".

Inscreva-se na TV 247 e assista à íntegra da entrevista:

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247