PT reduz proposta para tentar emplacar plebiscito

Agora, a proposta petista contempla apenas sistema eleitoral, financiamento de campanha e mecanismo de participação popular; inicialmente, a presidente Dilma Rousseff mandou uma proposta ao Congresso com cinco pontos, que incluíam, além dos três mantidos pelo líder do PT, José Guimarães (CE), regras para o fim da suplência no Senado e fim do voto secreto no Congresso

PT reduz proposta para tentar emplacar plebiscito
PT reduz proposta para tentar emplacar plebiscito (Foto: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados)

247- Para tentar emplacar a realização de um plebiscito nos próximos meses que valha para as eleições de 2014, o PT decidiu reduzir de cinco para três as questões propostas. "Qual o problema", questionou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), explicando que a redução estratégia para tentar diminuir as dificuldades de discutir a proposta com os partidos aliados.

"Preparamos um manifesto de convocação de decreto e colocamos lá cinco questões. Hoje, no café da manhã, PDT, PSB e PC do B ponderaram. Eu sugeri ao deputado Henrique [Fontana], que lidera o grupo reduzíssemos a três questões, sem entrar no mérito delas: sistema eleitoral, financiamento de campanha e mecanismo de participação popular. Então resumi para não criarmos tantas dificuldades na negociação com os partidos", comentou Guimarães.

Inicialmente, a presidente Dilma Rousseff mandou uma proposta ao Congresso, em junho, com cinco pontos. Além dos três mantidos pelo líder do partido, estavam contempladas regras para o fim da suplência no Senado e fim do voto secreto no Congresso. Para encaminhar a proposta, o PT precisa recolher a assinatura de 171 parlamentares.

Segundo Guimarães, o partido pretende recolher as assinaturas até o dia 10 de agosto, para dar entrada no processo. "Vamos trabalhar com 180 assinaturas a serem conseguidas", disse. Na semana passada, contudo, a Câmara "enterrou" a proposta de plebiscito que tivesse validade para 2014, apesar da vontade do governo -- que o PT mantém acessa.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247