Renato Janine Ribeiro faz apelo aos liberais: não votem em Bolsonaro

"Não esqueçam que o liberalismo autêntico não é apenas uma estratégia econômica, ele é uma filosofia, uma ética", acrescentou o filósofo; "Liberais autênticos, não votem contra a liberdade, não votem contra o liberalismo. Liberalismo não é só uma carteira polpuda. É uma ética. É uma maneira otimista de ver o mundo"

Renato Janine Ribeiro faz apelo aos liberais: não votem em Bolsonaro
Renato Janine Ribeiro faz apelo aos liberais: não votem em Bolsonaro

Por Renato Janine Ribeiro, em seu Facebook

Tenho vários amigos que votaram no candidato Amoedo. Ele acabou, com sua plataforma ultraliberal no plano econômico, coletando muitos votos que em outra ocasião teriam ido para Alckmin. Pois a eles faço um apelo: não votem em Bolsonaro. Sei que seu candidato do primeiro turno recomendou essa opção, mas não esqueçam que o liberalismo autêntico não é apenas uma estratégia econômica, ele é uma filosofia, uma ética. 

Uma ética que se baseia na convicção de que cada pessoa tem qualidades únicas, que não podem ser padronizadas ou estandardizadas, mas merecem ter espaço para florescer. Florescer, sim, é uma palavra forte para os verdadeiros liberais. E pergunto a vocês: acreditam que um candidato que fala muito em repressão e pouco em liberdade, vá atender a pautas liberais? Dá para ser liberal sem valorizar, acima de tudo, a liberdade? E, delas, a liberdade mais importante é a de você ser quem você é. 

Para um liberal, a liberdade é tão importante que ela vale para todos. Não há liberdade, se um impuser seu modo de ser – sua religião, seus costumes, sua orientação sexual, suas crenças, seu comportamento – aos outros. O liberal acredita que o mundo prospera quando todas as diferenças florescem.

Para o liberal autêntico, o mundo é um jardim, com inúmeras e belas flores. A última coisa que ele vai querer é que um jardineiro plante tudo igual. É essa diversidade que, aliás, também enriquece a economia.

Pergunto a vocês: votar num candidato que deseja cortar as flores que são diferentes da sua, que deseja uma única orientação sexual, que fala em reprimir tanta gente – isso é liberal? Vou direto ao ponto: pode um liberal encher a boca com a palavra “repressão”, e ser tão avarento com a palavra “liberdade”?

Liberais autênticos, não votem contra a liberdade, não votem contra o liberalismo. Liberalismo não é só uma carteira polpuda. É uma ética. É uma maneira otimista de ver o mundo.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247