CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

Tebet apresenta parecer contrário à volta das coligações

Senadora Simone Tebet argumenta que a possibilidade de o eleitor votar em um candidato e acabar elegendo outro político de visão distinta, acaba por fraudar a vontade popular

Simone Tebet (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A senadora Simone Tebet (MDB-MS), relatora da PEC da Reforma Política na Comissão de Constituição e Justiça do (CCJ) Senado, apresentou parecer contrário à volta das coligações partidárias, aprovada pela Câmara dos Deputados. Em entrevista ao jornal O Globo, a senadora argumentou que a possibilidade de o eleitor votar em um candidato e acabar elegendo outro político, como já acontece atualmente com o sistema de alianças partidárias,  representa uma fraude contra a vontade popular.

“Enfrentamos uma questão de inconstitucionalidade. O art. 1º da Constituição afirma no seu parágrafo único o princípio da soberania popular, ao declarar que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, escreveu Simone.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tebet sustenta que a distorção atenta contra duas cláusulas pétreas da Carta: “O voto direto, secreto, universal e periódico e, na medida em que o voto é um dos direitos políticos fundamentais do cidadão, os direitos e garantias individuais”.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO