Tebet apresenta parecer contrário à volta das coligações

Senadora Simone Tebet argumenta que a possibilidade de o eleitor votar em um candidato e acabar elegendo outro político de visão distinta, acaba por fraudar a vontade popular

Simone Tebet
Simone Tebet (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Siga o Brasil 247 no Google News

247 - A senadora Simone Tebet (MDB-MS), relatora da PEC da Reforma Política na Comissão de Constituição e Justiça do (CCJ) Senado, apresentou parecer contrário à volta das coligações partidárias, aprovada pela Câmara dos Deputados. Em entrevista ao jornal O Globo, a senadora argumentou que a possibilidade de o eleitor votar em um candidato e acabar elegendo outro político, como já acontece atualmente com o sistema de alianças partidárias,  representa uma fraude contra a vontade popular.

“Enfrentamos uma questão de inconstitucionalidade. O art. 1º da Constituição afirma no seu parágrafo único o princípio da soberania popular, ao declarar que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, escreveu Simone.

Tebet sustenta que a distorção atenta contra duas cláusulas pétreas da Carta: “O voto direto, secreto, universal e periódico e, na medida em que o voto é um dos direitos políticos fundamentais do cidadão, os direitos e garantias individuais”.

PUBLICIDADE

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:


PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

PUBLICIDADE

Cortes 247

PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email