CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Poder

TSE falha no combate a fake news na campanha de primeiro turno

Iniciativa liderada pelo ministro Luiz Fux para combater a proliferação de notícias falsas durante a campanha eleitoral, o conselho consultivo sobre internet e eleições criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apresentou resultados efetivos; a campanha do candidato da extrema-direita a presidente, Jair Bolsonaro (PSL), é acusada de disseminar uma enxurrada de fake news nas redes sociais contra o candidato do PT, a presidente, Fernando Haddad

TSE falha no combate a fake news na campanha de primeiro turno
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Iniciativa liderada pelo ministro Luiz Fux para combater a proliferação de notícias falsas durante a campanha eleitoral, o conselho consultivo sobre internet e eleições criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não apresentou resultados efetivos. 

A campanha do candidato da extrema-direita a presidente, Jair Bolsonaro (PSL), é acusada de disseminar uma enxurrada de fake news nas redes sociais contra o candidato do PT, a presidente, Fernando Haddad.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo um meme que viralizou no Facebook, Haddad teria dito que caberia ao governo decidir sobre o gênero de crianças. Não há registros, porém, de que o petista tenha feito essa afirmação, conforme mostrou o Folha Informações, serviço de checagem do jornal.

Outra fake news distribuída pelos aplicativos diz que votar apenas para Presidente da República e escolher a opção branco para os demais cargos em disputa nesta eleição faz com que o voto do eleitor seja classificado como "parcial" e, por essa razão, seja anulado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo o tribunal, até quarta-feira (3) foram identificados 19 processos (representação por irregularidade na propaganda) que tramitam ou tramitaram no tribunal com a temática de notícia falsa.

Segundo a assessoria de imprensa do TSE, as ações até agora "tiveram o condão de pautar o debate e construir alianças que possibilitaram aos atores envolvidos adotar iniciativas autônomas para frear a disseminação de conteúdos nocivos. Podemos citar o exemplo das plataformas tecnológicas, que embutiram mecanismos de prevenção às fake news, e os veículos de comunicação, que criaram suas próprias ferramentas de fact-checking".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO