CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Com Bolsonaro, a velha política vive o melhor dos mundos

Levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo mostra que Jair Bolsonaro abandonou de vez a promessa de campanha de não lotear cargos para obter apoio a projetos no Legislativo. Segundo diagnóstico de um experiente político consultado por um ministro de Bolsonaro, a chamada "velha política" vive hoje o "melhor dos mundos"

Jair Bolsonaro em cerimônia no Planalto, em Brasília. (Foto: Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo (22), de um total de 102 nomeações para superintendências estaduais feitas entre janeiro e 15 de setembro pelo governo de Jair Bolsonaro, 50 foram fruto de indicações políticas. "Envolvendo, em grande parte, os partidos que compõem o Centrão, que ganharam postos com influência e orçamentos robustos. Do restante dos cargos, 22 foram ocupados por militares e 30 por servidores de carreira", mostra a reportagem.

O discurso da campanha de Bolsonaro que pregava o fim do loteamento de cargos para obter apoio a projetos no Legislativo é coisa do passado. Jair Bolsonaro foi convencido por ministros da área política de que "premiar partidos leais a suas propostas seria a única forma de aprovar reformas sem ter de negociar a cada votação com os congressistas".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Como Bolsonaro não abre mão de manter controle sobre o comando dos ministérios – num contraponto a seus antecessores –, a negociação com o Congresso vai envolver cargos do governo federal nos Estados. São cerca de 15 mil postos comissionados de confiança. A mudança também agrada os políticos que buscam reforçar o prestígio em suas bases eleitorais", diz O Estado.

A reportagem conta que "ao consultar um político que ocupou várias pastas na Esplanada no passado, um ministro ouviu um conselho que mudou de vez a orientação do governo. O diagnóstico foi o de que a chamada 'velha política' vive hoje o 'melhor dos mundos', porque manteve os cargos com poder de comando nos Estados, não é cobrada a dar resultados em votações e ainda pode falar mal do governo".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO