CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Brasília é primeira do mundo a orientar turistas via Bluetooth

(Foto: Leonardo Araújo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 - Foi lançado em Brasília, nesta terça-feira (3), o aplicativo Beekme, que permite aos usuários o acesso a explicações específicas e instantâneas sobre os monumentos, atrações turísticas e os respectivos acervos enquanto fazem passeios e visitas na capital federal, tudo isso via tecnologia Bluetooth. A ferramenta, compatível com as plataformas iOS e Android, é gratuita, interativa e pode ser baixada na AppStore ou na Google Play.

À medida em que o visitante se aproxima de cada ponto cadastrado, os dados são transmitidos ao celular automaticamente, caso o sistema Bluetooth e o GPS estejam ativados. Por meio de avisos luminosos na tela bloqueada, o usuário fica ciente de que as informações daquele ambiente estão disponíveis em seu aparelho. Os textos estão disponíveis em português, inglês ou espanhol. Os dados são transmitidos por iBeacons, dispositivos de baixa potência para transmissão de dados por microlocalização. O cadastro atual conta com 84 pontos turísticos de Brasília, com 250 iBeacons instalados nas principais obras e monumentos históricos da capital federal. "Brasília é a primeira cidade do mundo toda coberta pelo equipamento", comemorou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luís Otávio Neves.

Esse sistema já funciona em caráter experimental em lojas de departamento e supermercados dos Estados Unidos, além de estádios da Liga de Baseball e em unidades da Apple, que patenteou o dispositivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Beekme foi desenvolvido pela empresa brasiliense Memora Processos Inovadores, que firmou acordo com a Secretaria de Turismo para incentivo e promoção do aplicativo junto à administração de cada ponto turístico. "Essa tecnologia já funciona fora do país, mas nenhuma de forma tão extensa. Brasília é a única que mapeia a cidade inteira. As vantagens dessa nova tecnologia são o dinamismo e a microlocalização. Se o museu resolve disponibilizar uma informação nova ao turista, basta atualizar no site e é automático. A microlocalização dá uma informação contextualizada de acordo com a localização do turista", explicou o presidente da Memora, Giovani Salomão.

Com Agência Brasília

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO