CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Câmara pode conceder aposentadoria a Genoino

Deputado licenciado entrou com pedido de aposentadoria por invalidez antes de começar o cumprimento da pena na AP 470; laudo do IML que comprova estado grave de saúde pode permitir ao ex-presidente do PT a prisão domiciliar e, consequentemente, um tratamento especial em análise de cassação no plenário 

Deputado licenciado entrou com pedido de aposentadoria por invalidez antes de começar o cumprimento da pena na AP 470; laudo do IML que comprova estado grave de saúde pode permitir ao ex-presidente do PT a prisão domiciliar e, consequentemente, um tratamento especial em análise de cassação no plenário  (Foto: Roberta Namour)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Em meio à polêmica sobre o estado de saúde de José Genoino, preso em Brasília, a Câmara dos Deputados discute seu futuro político.

Quatro dias depois da prisão do deputado licenciado do PT-SP, o Supremo Tribunal Federal (STF) enviou na noite desta terça-feira (19) à Casa uma notificação genérica sobre o ocorrido. Em tese, era o que a Câmara precisava para começar a discutir se haverá a cassação ou não do mandato do petista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Segundo dita o regulamento do STF, o parlamentar condenado deve perder o mandato automaticamente. A Câmara contesta e diz que tem a última palavra na questão. Tudo indica, no entanto, que Genoino deve receber um tratamento diferenciado. Antes de ir para a prisão, ele pediu licença do cargo por problemas de saúde e entrou com pedido de aposentadoria por invalidez.

Mesmo condenado a quatro anos e oito meses de prisão por corrupção ativa e a dois anos e três meses por formação de quadrilha na AP 470, o ex-presidente do PT assumiu a vaga de deputado em janeiro deste ano. Eleito suplente em 2010 pelo PT de São Paulo, José Genoino ganhou a vaga graças à saída de outro parlamentar do PT: Carlinhos Almeida, eleito para a prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em julho, foi submetido a uma cirurgia cardíaca de risco, sucedida por uma internação de 26 dias no Sírio-Libanês. Desde então, entrou com pedido de aposentadoria.

Foi examinado por médicos da Câmara e obteve uma licença de 120 dias, que expira em 6 de janeiro de 2014. No entanto, o petista foi preso antes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sua defesa pleitear o direito de cumprir a pena em regime domiciliar. Nesta terça, por ordem da Vara de Execuções Penais do DF, Genoino foi submetido a uma avaliação médica do IML da Capital. O laudo concluiu que ele é "paciente com doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, medicamentosos e gerais".

O documento pode pressionar Joaquim Barbosa, presidente do STF, a conceder a mudança do regime penal. E consequentemente, embasará uma eventual aposentadoria vitalícia na Câmara.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO