CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Câmara vota acordo em que Bolsonaro entrega base de Alcântara aos EUA

Plenário da Câmara dos Deputados analisa nesta noite o acordo de salvaguardas tecnológicas relacionadas a lançamentos de satélites a partir da base de Alcântara (MA). Oposição denuncia quebra da soberania brasileira e ataque a comunidades quilombolas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Agência Câmara - O Plenário da Câmara dos Deputados analisa neste momento o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 523/19, que contém o acordo de salvaguardas tecnológicas relacionadas a lançamentos de satélites a partir da base de Alcântara (MA), assinado entre Brasil e Estados Unidos em março deste ano.

O acordo estabelece regras para o uso do centro de Alcântara por países que utilizam tecnologia norte-americana – presente em 80% dos componentes de foguetes e lançadores. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O texto também contém cláusulas que protegem a tecnologia americana de lançamento de foguetes e estabelece normas de uso e circulação da base por técnicos brasileiros.

A opposição ao governo de Jair Bolsonaro denuncia que o acordo de slvaguardas agride a soberania nacional e ignora o direito de comunidades quilombolas estabelecidas no local. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Para construir o Centro de Lançamento de Alcântara, o regime militar removeu centenas de quilombolas de seus territórios. Essa violência pode se repetir se o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA que está sendo votado hoje for aprovado", disse o deputado Marcelo Ferixo (PSOL) sobre o assunto. 

O deputado David Miranda lembrou que o Ministério Público defendeu a realização de consulta às comunidades quilombolas do Maranhão antes da votação. "Mas Rodrigo Maia rompeu com o compromisso. É um absurdo!", afirma. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No momento, os deputados debatem requerimento de retirada de pauta da matéria, apresentado pela oposição.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO