Chico Vigilante: Lula sempre foi perseguido

O deputado distrital Chico Vigilante, militante histórico do PT, reagiu com indignação à abertura de investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por conta de um imóvel que não lhe pertence; "Lula é um homem perseguido a vida inteira", afirma; o parlamentar fez um alerta; "Hoje, vivemos uma República dos Promotores de Justiça. Não dá para continuar desse jeito. Esta intimação foi anunciada em uma revista de circulação nacional hostil a Lula. E, hoje, passada uma semana da publicação, o promotor decide intimá-lo sem nenhuma base jurídica e nenhum indicativo de ilícito praticado por ele. Necessário é que a sociedade se levante contra irresponsabilidades como essa, não importando ideologia partidária ou posicionamento político"

Por Chico Vigilante

Eu conheço o presidente Lula há 36 anos.

Meu primeiro encontro com Lula foi na greve dos metalúrgicos do ABC.

Mais tarde, nós estivemos juntos na greve dos vigilantes, no ano de 1979, em Brasília. Em 1981, Lula veio fazer uma palestra aqui em Brasília. Oportunidade na qual, passamos o dia inteiro em trabalho de campo incluindo um almoço no Círculo Operário de Taguatinga.

Em 1998, quando Lula estava indeciso quanto a disputar outra eleição para Presidente da República, eu e outros companheiros conseguimos convencê-lo a entrar na disputa.

Eu posso dar meu testemunho de que Lula é um homem perseguido a vida inteira.

Não importando ter sido perseguido durante os anos da ditadura, os meios de comunicação sempre vasculham sua vida em busca de algum fato que desabone sua história sem que nunca obtivessem sucesso.

Portanto, me deixa estarrecido e me provoca indignação e revolta, o fato de um promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo intimar o presidente Lula a depor como investigado no caso de um apartamento no Guarujá, que não pertence ao ex-Presidente.

E eu, aqui, subscrevo o brilhante artigo escrito pelo Fernando Brito e publicado no site Tijolaço, que indaga: “O Lula é acusado de quê? O Lula não é mais Servidor Público. Não há nada que aponte que ele é proprietário do chamado Triplex no Guarujá. Então, o acusam de quê? ”, pergunta o artigo.

Na verdade, o promotor escolheu justamente uma sexta feira, em meio ao recesso do Judiciário, para produzir notícia com essa intimação e, desta forma, desgastar o PT e o Lula.

Está na hora da sociedade ter noção exata de que não podemos reimplantar no Brasil o Estado de Exceção.

Hoje, vivemos uma República dos Promotores de Justiça.

Não dá para continuar desse jeito.

Esta intimação foi anunciada em uma revista de circulação nacional hostil a Lula.

E, hoje, passada uma semana da publicação, o promotor decide intimá-lo sem nenhuma base jurídica e nenhum indicativo de ilícito praticado por ele.

Necessário é que a sociedade se levante contra irresponsabilidades como essa, não importando ideologia partidária ou posicionamento político.

É uma questão de bom senso e de defesa da Constituição e da democracia.

Brasília, 29 de janeiro de 2016.
Deputado CHICO VIGILANTE
Líder do PT na Câmara Legislativa

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247