CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

CLDF discute concessão de crédito a municípios

A CLDF recebeu pela terceira vez representantes das câmaras de vereadores de cidades da Região de Desenvolvimento Integrado do Entorno; "A nossa intenção é construir uma rede de apoio com todos os municípios do Entorno e o DF, para partilhar dificuldades e buscar soluções comuns", disse o presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT)

A CLDF recebeu pela terceira vez representantes das câmaras de vereadores de cidades da Região de Desenvolvimento Integrado do Entorno; "A nossa intenção é construir uma rede de apoio com todos os municípios do Entorno e o DF, para partilhar dificuldades e buscar soluções comuns", disse o presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT) (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Câmara Legislativa do DF - A Câmara Legislativa recebeu nesta segunda-feira (7), pela terceira vez, representantes das câmaras de vereadores de cidades da Região de Desenvolvimento Integrado do Entorno (Ride). Desta vez, a pauta da reunião esteve centrada nas linhas de crédito para o desenvolvimento de projetos em agricultura familiar e assentamentos rurais e para iniciativas na área de transportes. A série de encontros é fruto de um esforço da Câmara Legislativa para integrar os municípios do Entorno no desenvolvimento do Distrito Federal.

"A nossa intenção é construir uma rede de apoio com todos os municípios do Entorno e o DF, para partilhar dificuldades e buscar soluções comuns. Os vereadores são os agentes políticos responsáveis por levantar as bandeiras das reivindicações da região e nós queremos fortalecer esse poder de forma conjunta", afirmou o presidente da CLDF, Wasny de Roure (PT), a cerca de 26 vereadores de municípios de Goiás e Minas Gerais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Marcelo Dourado, da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), elencou as ações em andamento para o desenvolvimento regional. "Temos vários projetos financiados com recursos do GDF, dos governos estaduais, do governo federal e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste. Um dos mais importantes é a implantação da rede ferroviária entre Brasília e Luziânia e entre Brasília e Goiânia", apontou.

O projeto chamou a atenção dos vereadores presentes, alguns dos quais pediram a palavra para solicitar parada dos trens em suas cidades. Dourado respondeu que somente os estudos de demanda vão indicar as localidades a serem contempladas e fez um alerta: "Se os municípios não se mobilizarem em apoio a esse projeto, a estrada de ferro pode nem sair do papel. Esse é um projeto barato, não gastaremos mais do que R$ 100 milhões para pôr o VLT nos trilhos, mas há muitos interesses contrários à ferrovia".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Evangelista, garantiu que o banco será levado para o Entorno. "Até o final de 2015 estaremos em vários municípios da Ride, como Alexânia, Cristalina, Planaltina de Goiás, Unaí e Buritis. E em breve também estaremos atuando junto à Caixa Econômica no programa Minha Casa, Minha Vida", prometeu.

Marcelo Piccin, presidente da Emater-DF, ressaltou a necessidade de se avançar no acesso às políticas públicas. "Os produtores dos assentamentos e da agricultura familiar não estão acessando os programas como deveriam e ainda faltam condições básicas, como estradas de terra bem conservadas e sistemas de irrigação. Os programas de financiamento precisam chegar a quem mais precisa", frisou. Já o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, citou alguns projetos bem sucedidos de integração, como o mercado do peixe da Ceasa, que abastece o DF com produtos da Ride.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO