CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

CPI do Carf quer convocar presidente do HSBC

Autor do requerimento, o senador do PT-CE, José Pimentel (à esq), registra na justificativa que a convocação ocorre porque a PFidentificou depósitos do HSBC à empresa SGR Consultoria Empresarial, investigada por suspeita de intermediar o pagamento de propina a conselheiros do Carf; a CPI investiga o esquema de venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o presidente do HSBC Bank Brasil deverá explicar fatos relacionados à Operação Zelotes, que apura sonegação fiscal de até R$ 19 bilhões

Autor do requerimento, o senador do PT-CE, José Pimentel (à esq), registra na justificativa que a convocação ocorre porque a PFidentificou depósitos do HSBC à empresa SGR Consultoria Empresarial, investigada por suspeita de intermediar o pagamento de propina a conselheiros do Carf; a CPI investiga o esquema de venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e o presidente do HSBC Bank Brasil deverá explicar fatos relacionados à Operação Zelotes, que apura sonegação fiscal de até R$ 19 bilhões (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o esquema de venda de sentenças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta terça-feira (14) requerimentos para ouvir mais de 20 pessoas, entre eles, presidentes de grandes empresas e advogados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Um dos requerimentos aprovados é para que o presidente do HSBC Bank Brasil preste esclarecimentos sobre fatos relacionados à Operação Zelotes, que investiga irregularidades no Carf. O autor do requerimento, senador José Pimentel (PT-CE), registra na justificativa que a convocação ocorre porque a Polícia Federal identificou depósitos do HSBC à empresa SGR Consultoria Empresarial, investigada por suspeita de intermediar o pagamento de propina a conselheiros do Carf.

Entre os demais convocados estão os presidentes das empresas Boston Negócios, Mundial S.A, da Indústria e Comércio de Café Irmãos Júlio e dirigente do Grupo Comercial de Cimento Penha. Os requerimentos também são do senador José Pimentel e ele justifica que, segundo informações da imprensa, relatórios da Polícia Federal teriam apontado que as empresas participaram do esquema investigado pela Operação Zelotes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por solicitação da relatora da CPI, Vanessa Graziottin (PC do B-AM), foram convocados representantes das empresas Alfa Atenas e Planeja Assessoria. Segundo a senadora, ambas foram citadas nas investigações em curso.

A CPI aprovou ainda requerimento do presidente, Ataídes Oliveira (PSDB-TO), pedindo que o a Justiça autorize a Polícia Federal a encaminhar à comissão cópia de todos os documentos relativos à Operação Zelotes, base de atuação da CPI.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A CPI foi criada para investigar possíveis irregularidades no Carf. Investigado pela Operação Zelotes, deflagrada em março pela Polícia Federal, o Carf julga recursos de multas impostas a contribuintes pelo Fisco. O órgão está no centro de um esquema de redução e de cancelamento de multas por meio de pagamento de propina a conselheiros do órgão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO