Depois da conquista da Caixa: filho de Lira e filha de seu ex-assessor operam publicidade no banco
Segundo a Folha de S. Paulo, Arthur Lira Filho é associado à Omnia 360, empresa que representa veículos de mídia envolvidos em campanhas publicitárias da Caixa e de outros órgãos
247 - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), conseguiu nomear o novo presidente da Caixa Econômica Federal, banco que lida com a alocação de verbas de publicidade que envolvem o filho do deputado. Arthur Lira Filho, 23, é associado à Omnia 360, uma empresa que representa veículos de mídia envolvidos em campanhas publicitárias da Caixa e de outros órgãos públicos, conta a Folha de S. Paulo.
Lira fez a indicação de Carlos Antônio Vieira Fernandes, um funcionário de carreira, para assumir a presidência do banco, e o governo Lula (PT) confirmou a substituição de Rita Serrano na liderança da Caixa nesta quarta-feira (25). .
A Omnia possui clientes, como a OPL Digital e a RZK Digital, que estiveram envolvidos na publicidade do banco em 2022 e 2023. A Caixa não revela os valores pagos a cada um desses veículos. Além disso, a Rocket Digital também é fornecedora da Caixa e possui como proprietários Maria Cavalcante, que é sócia da Omnia, e Rodolfo Maluf Darakdjian, proprietário da OPL.
Maria Cavalcante é filha de Luciano Cavalcante, um ex-assessor de Lira que foi objeto de uma investigação da Polícia Federal relacionada a supostos desvios na compra de kits de robótica. Esse inquérito foi suspenso em julho por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
A publicitária Ana Magalhães também é uma das proprietárias da Omnia, empresa que foi estabelecida em 2021. A Omnia não possui contratos diretos com a Caixa ou com órgãos públicos; ela recebe comissões das empresas de mídia que representa quando essas empresas veiculam anúncios, seja em outdoors ou na internet.
A empresa de Arthur Lira Filho atua como representante e participa de reuniões com os veículos que são seus clientes. Registros indicam que houve 26 visitas de sócios da Omnia à Caixa entre 2021 e 2022, sendo quatro delas feitas por Lira Filho. Sua última visita ao banco ocorreu em abril do ano passado.
As empresas citadas, assim como o presidente da Câmara, não quiseram se manifestar sobre o possível conflito de interesse nas relações da Caixa com o filho de Lira.
