CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Erika Kokay anuncia ações contra ameaças do MEC à UnB

Deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou a censura do ministro da Educação, Mendonça Filho, em relação à disciplina sobre o golpe que será oferecida pela UnB; nesta quarta-feira 28, um conjunto de parlamentares integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos irá prestar solidariedade à instituição e ao professor Luís Felipe Miguel, que ministrará o curso; na quinta, a deputada promove um Ato de Repúdio às ameaças do MEC à autonomia universitária

Deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou a censura do ministro da Educação, Mendonça Filho, em relação à disciplina sobre o golpe que será oferecida pela UnB; nesta quarta-feira 28, um conjunto de parlamentares integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos irá prestar solidariedade à instituição e ao professor Luís Felipe Miguel, que ministrará o curso; na quinta, a deputada promove um Ato de Repúdio às ameaças do MEC à autonomia universitária (Foto: Leonardo Lucena)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasília 247 - A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) criticou nesta terça-feira (27) a censura do Ministro da Educação, Mendonça Filho, em relação ao curso “Golpe 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, ofertado pela Universidade de Brasília (UnB).

Ela anunciou que nesta quarta-feira (28), às 14h, um conjunto de parlamentares integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos irá prestar solidariedade à UNB e ao professor Luís Felipe Miguel, do Instituto de Ciências Políticas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Esse é o Governo que está se impondo e fazendo com que o Ministro seja réu confesso na construção de um golpe e tente calar uma universidade que quer discutir o golpe de 2016, ou seja, o Ministro expõe as entranhas do golpe, porque só em uma ruptura democrática, o Ministro da Educação teria a coragem de tentar cercear e amordaçar a autonomia universitária”, afirmou a parlamentar, na tribuna da Câmara.

Na quinta-feira (1), a deputada promove, às 10h, um Ato de Repúdio às ameaças do MEC à autonomia universitária e à democracia, no Plenário I, Anexo II, da Câmara Federal. “É momento de lutar pela democracia”, disse a deputada, ao afirmar que o Ato é contra um golpe que veste paletó, veste toga e também veste farda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Caso saia do papel, o curso na UnB será ministrado pelo cientista político Luis Felipe Miguel. Na semana passada, em seu Facebook, o estudioso havia dito que se trata "de uma disciplina corriqueira, de interpelação da realidade à luz do conhecimento produzido nas ciências sociais, que não merece o estardalhaço artificialmente criado sobre ela".

"A única coisa que não é corriqueira é a situação atual do Brasil, sobre a qual a disciplina se debruçará. De resto, na academia é como no jornalismo: o discurso da "imparcialidade" é muitas vezes brandido para inibir qualquer interpelação crítica do mundo e para transmitir uma aceitação conservadora da realidade existente", afirmou. "A disciplina que estou oferecendo se alinha com valores claros, em favor da liberdade, da democracia e da justiça social, sem por isso abrir mão do rigor científico ou aderir a qualquer tipo de dogmatismo. É assim que se faz a melhor ciência e que a universidade pode realizar seu compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade melhor", complementou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO