Finalmente, acaba a greve dos professores da UnB

Assembleia desta sexta-feira 24 confirmou a decisão da reunião da semana passada; por 89 dias docentes da instituição não deram aulas; calendário deve ser definido na próxima semana; primeiro semestre deve acabar em outubro

Brasília 247 – Termina a greve dos professores da Universidade de Brasília (UnB), e desta vez, definitivamente. Mais de 900 professores participaram da assembleia na manhã desta sexta-feira 24 e decidiram por fim ao movimento. Foram 478 votos a favor do fim da paralisação contra 445.

Mesmo com a votação, houve impasse para saber se as aulas voltariam ou não. Num primeiro momento, a diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) chegou a anunciar que a paralisação continuaria. Depois houve uma recontagem dos votos e o grupo voltou atrás, determinando o término da greve.

No último dia 20 de agosto, professores do comando local de greve protocolaram um abaixo-assinado com 372 rubricas que solicitavam a autoconvocação da assembleia. O número de professores que referendaram o documento é maior que o percentual exigido pelo estatuto da associação para a autoconvocação de assembleia: 10% do total dos 2.411 filiados à ADUnB.

O grupo de professores que pediu a autoconvocação argumentou que muitos docentes não compareceram à assembleia de sexta-feira, 17, que decidiu pelo fim da paralisação, porque ela foi convocada com pauta única para discutir o calendário da consulta para reitor. Além disso, o grupo alegou que "não houve um amplo debate com análise de conjuntura e apreciação da contraproposta que o movimento grevista". Os professores do comando local afirmam ainda que "a saída da UnB representa o abandono do movimento grevista que empenha esforços para a reabertura das negociações com o governo".

Na próxima semana, o calendário de volta as aulas deve ser definido. Com a decisão da semana passada, chegou a ser anunciado que o primeiro semestre iria até 6 de outubro. A previsão é que o calendário seja normalizado no segundo semestre de 2013.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247