CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Brasília

Futuro de Dallagnol está nas mãos do Conselho Nacional do Ministério Público

Deltan Dallagnol, finalmente, está sob o risco concreto de enfrentar sanções por parte de seus pares. O futuro do procurador está nas mãos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão de controle externo em que Dallagnol é alvo em ao menos dez pedidos de investigação.

(Foto: Marcelo Camargo - ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Deltan Dallagnol, finalmente,  está sob o risco concreto de enfrentar sanções por parte de seus pares. O futuro do procurador está nas mãos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão de controle externo em que Dallagnol é alvo em ao menos dez pedidos de investigação.

A reportagem do jornal El País destaca que "o CNMP tem autonomia para aplicar sanções que vão de uma simples advertência à demissão e cassação de aposentadoria. O órgão, composto por 14 conselheiros, se reúne duas vezes ao mês e, desde 2005, quando foi criado, instaurou 250 processos contra procuradores —em 75 deles suspendeu o investigado e, em 19, determinou a demissão, por razões que iam de violência doméstica a desvio de verba pública."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A matéria ainda infirma que "dos dez pedidos feitos contra Dallagnol, o mais avançado é o procedimento disciplinar, que deve ser colocado em pauta já na semana que vem. É um caso relativo a entrevista dada pelo procurador na qual ele critica o Supremo Tribunal Federal (STF) por ser "leniente" com a corrupção. Apesar de não ter relação direta com os diálogos do 'The Intercept', a delicada trama com o STF é justamente o que deteriorou, nos últimos dias, a situação política de Dallagnol. As conversas de Telegram divulgadas indicaram que o grupo de procuradores criticava com frequência membros da Corte. E que ao longo dos últimos anos os procuradores planejaram, inclusive, buscar na Suíça provas contra Gilmar Mendes, conforme revelou nesta semana o EL PAÍS, em parceria com o The Intercept. Na semana anterior, a Folha de S.Paulo, também em parceria com o The Intercept, já havia revelado que Dallagnol tentou buscar informações a respeito de Antonio Dias Toffoli."


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO